quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Milos Jojić (Borussia Dortmund)



Atualmente a crescer sob o comando do conceituado Jürgen Klopp, Jojić é opção regular na primeira equipa do Dortmund e uma das faces da nova e promissora geração do futebol sérvio. Ao lado de atletas como Aleksandar Mitrović, Lazar Marković ou Matija Nastasić, promete a médio-prazo elevar o estatuto da sua seleção nacional. Para já, é peça-chave na equipa sub-21 que recentemente eliminou Espanha, garantindo a presença no Europeu de 2015.

Miloš nasceu há vinte e duas primaveras numa pequena cidade de 68 000 habitantes. Com apenas três anos, encorajado pelo seu avô, antigo futebolista amador, integrou os escalões de base do pequeno clube da localidade e aí se destacou ao longo de seis épocas. Como habitualmente acontece na Sérvia, não escapou aos olheiros do Partizan e de imediato se mudou para a melhor equipa do país.

Quase uma década volvida, foi cedido ao Teleoptik, satélite do Partizan, onde se afirmou como grande promessa do futebol nacional. Em duas temporadas, superou os sessenta encontros e com naturalidade regressou a casa. Aliando um enorme talento a uma invulgar paixão pela literatura – costuma partilhar na sua página de Instagram os livros que "devora" –, conquistou o seu espaço no "onze", começando a atrair as atenções de outros campeonatos europeus.

Em janeiro, rejeitou Bayer Leverkusen e Nápoles e assinou pelo Dortmund, a troco de 2,2 milhões de euros. A estreia, essa, não poderia ter corrido melhor. Em encontro diante do Eintracht Frankfurt, entrou na segunda parte para o lugar do arménio Henrikh Mkhitaryan e, dezassete segundos depois, balançou as redes, convertendo-se no estreante que mais rapidamente apontou um tento na Bundesliga.

Miloš Jojić é um médio ofensivo móvel, com boa visão de jogo e excelente controlo de bola. Apto para utilizar os dois pés, destaca-se também pelo bom sentido tático e pela qualidade de remate, nomeadamente nas bolas paradas. A título de exemplo, na sua passagem pela primeira equipa do Partizan apontou, de livre direto, já nos instantes finais, o golo da vitória numa partida frente aos arquirrivais do Estrela Vermelha.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Miloš Jojić



Posição principal: médio ofensivo



Posições secundárias: extremo esquerdo



Data de nascimento: 19/03/1992



Naturalidade: Stara Pazova (Sérvia)


Altura: 1,77 m

Total de visualizações