domingo, 16 de novembro de 2014

O ninho da Águia: Hélder Costa

Publicado na AABE:


"Totalmente formado nas camadas jovens do clube, Hélder Costa é hoje um dos indiscutíveis da equipa B. Aos vinte anos, vai começando a justificar o salto para o próximo patamar competitivo, estando por isso a entrar numa fase de estagnação na Segunda Liga. Caso lime algumas arestas do seu jogo em tempo útil, podemos estar a assistir ao começo de uma carreira de muito bom nível.

Nascido em Luanda a 12 de janeiro de 1994, Hélder veio com tenra idade viver para os arredores de Lisboa. Com apenas dez anos, ingressou na formação do Sport Lisboa e Benfica e aí se formou enquanto pessoa e jogador. Partilhou balneário com alguns dos maiores talentos que passaram pelo Seixal, tendo feito parte da mais promissora geração 'made in' Caixa Futebol Campus.

Acompanhado por atletas como Bernardo Silva, Bruno Varela, Fábio Cardoso, João Cancelo ou João Teixeira, foram ao todo três os títulos nacionais que conquistou. O primeiro deles, o Campeonato de Iniciados deu-se em 2008/09. Dois anos depois, seria o de Juvenis a enriquecer o seu palmarés.

Ainda assim, a maior proeza ficaria reservada apenas para a temporada 2012/13. Na fase final do Nacional de Júniores, os encarnados deslocaram-se a Vila do Conde, para no derradeiro encontro defrontar o Rio Ave. O jogo até começou bem, com João Cancelo a adiantar os visitantes, mas minutos depois Nuno Santos, hoje na equipa B do Benfica, repôs a igualdade. Já perto do fim, quando possivelmente se pensava que o título escaparia, João Cancelo voltou a marcar e carimbou a vitória no campeonato.

Nessa altura, Hélder Costa até já era opção regular no "onze" da formação secundária. Beneficiando da criação do conjunto, o jovem internacional sub-21 teve a confiança de Luís Norton de Matos e superou a dezena de partidas na Segunda Liga, um número certamente importante para um atleta ainda júnior.

A sua afirmação, contudo, estava reservada para a época 2013/14. Hélder Costa conquistou um lugar na equipa B e efetuou quase quarenta jogos. O prémio, esse, chegou num encontro para a Taça da Liga, diante do Gil Vicente. O jovem extremo contou com alguns minutos e inscreveu o seu nome na lista de vencedores da prova.

Atualmente, Hélder tem lugar cativo no "onze" e vai crescendo de jogo para jogo, levando já sete golos e seis assistência em catorze encontros. Assim, foi com naturalidade que surgiram as primeiras notícias relativas à sua renovação de contrato. A SAD das águias pondera ampliar o seu salário e subir a sua cláusula de rescisão, que atualmente se situa nos trinta milhões de euros.

Muito rápido e tecnicista, o "67" encarnado é um atleta com bom controlo de bola, excelente finta curta e grande capacidade de aceleração em espaços reduzidos. Para além disso, demonstra qualidade no capítulo da desmarcação e na marcação de bolas paradas descaídas para o lado direito. Por outro lado, tem ainda muito a melhorar em alguns aspetos. É, por vezes, excessivamente individualista e demonstra carências no parâmetro da decisão no último terço, fragilidades em algumas situações de finalização e alguma intermitência, passando ocasionalmente largos períodos do jogo desaparecido."


Total de visualizações