Titular na seleção portuguesa que recentemente se qualificou para o Europeu de Sub-21, Guerreiro constitui a prova viva da importância da prospeção de outros campeonatos em busca de talentos luso-descendentes. Nascido e criado nos arredores de Paris, mas filho de pai português, veste as nossas cores desde 2013 e perfila-se como parte integrante do futuro da equipa de todos nós.
Foi descoberto pelo Caen na transição para o escalão de sub-19 e logo na sua primeira época como sénior tornou-se indiscutível no conjunto da Ligue 2. O Lorient não perdeu tempo e, no Verão de 2013, contratou-o por dois milhões e meio de euros.
Uma vez mais, o jovem lateral voltou a assumir-se como titular absoluto e, após dois anos de excelente nível e muita regularidade, é visto como um dos mais promissores valores do principal escalão do futebol francês. Como tal, tem sido assediado por diversos clubes de nomeada – entre eles, Benfica e FC Porto – , pelo que o seu futuro se prevê risonho.
Extremamente ofensivo, Raphaël Guerreiro destaca-se pela facilidade com que chega ao último terço, fruto da enorme resistência que possui, e pelo perigo que as suas ações originam. Bom no cruzamento e no remate de fora da área, revela também qualidade técnica e excelente capacidade de drible. Defensivamente, denota boa leitura de jogo, agressividade e intensidade na pressão e "raça" na recuperação da bola.
Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Raphaël Guerreiro
Posição principal: defesa esquerdo
Posições secundárias: ala esquerdo e extremo esquerdo
Data de nascimento: 22/12/1993
Naturalidade: Le Blanc-Mesnil (França)
Altura: 1,70 m