terça-feira, 21 de outubro de 2014

Relatório: Davy Klaassen (AFC Ajax)


Davy Klaassen é mais um produto daquela que é considerada a melhor academia de formação a nível mundial: a do Ajax de Amesterdão. Recrutado aos 11 anos para os escalões jovens do clube holandês, o seu percurso pautou-se por uma subida gradual, dando nas vistas ao serviço da equipa júnior no NextGen Series no ano em que se sagrou campeão nacional na categoria. A 22 de novembro de 2011, com apenas 18 anos, Davy Klaassen estreou-se na Liga dos Campeões, substituindo Lorenzo Ebicilio a cinco minutos do fim na deslocação a Lyon. Volvidos cinco dias, voltou a ir a jogo, estreando-se desta feita na Eredivisie frente ao N.E.C. Não podia ter pedido estreia mais prometedora: só precisou de pouco mais de 40 segundos para marcar. 

A partir daí, foi alternando presenças entre a equipa principal, e a formação secundária do clube, o Jong Ajax, a militar no segundo escalão holandês. Conta com um interessante percurso nas seleções jovens da “laranja mecânica”, e já se estreou pela equipa principal, num amigável diante de França, em março deste ano. 

A época passada foi de afirmação para Davy Klaasen. Começou a temporada na segunda equipa, mas as boas prestações fizeram com que em meados de outubro começasse a entrar constantemente nas contas de Frank De Boer, sem dificuldades em conquistar um lugar no “11”. Foi uma peça importante no desempenho do Ajax na segunda volta do grupo H da Liga dos Campeões, com vitórias sobre Barcelona e Celtic, e empate em San Siro diante do AC Milan.

No esquema do tetra campeão holandês, com a camisola “10”, joga como interior junto ao dinamarquês Lucas Andersen, outro promissor atleta. De escola holandesa, estamos portanto perante um médio talhado para funções ofensivas, com grande influência no ataque holandês pela qualidade no apoio ao ponta-de-lança que alia à capacidade de colocar a bola nos espaços. É o principal elo de ligação entre o sector intermediário e o trio de ataque. Liberta a posse com facilidade, é intenso, e denota inteligência tanto nas opções que toma, como a nível da movimentação. Falta muito trabalho a nível defensivo, mas o talento fica em evidência pela qualidade que apresenta com a bola nos pés. Aparece bem em zonas de finalização e apresenta números bem interessantes, sendo um assistente por natureza. Em Inglaterra, quando associado ao Arsenal, foi inevitavelmente comparado pelos “media” a Denis Bergkamp, ex-glória dos “Gunners”.




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Davy Klaassen

Posição principal: médio ofensivo

Posições secundárias: médio-centro e ponta de lança

Data de nascimento: 21/09/1993

Naturalidade: Hilversum (Holanda)

Altura: 1,79 m

Total de visualizações