domingo, 19 de outubro de 2014

O ninho da Águia: Hildeberto Pereira

Publicado na AABE:


"A cumprir a última etapa da sua formação, Hildeberto Pereira é um dos atletas de referência da atual equipa de juniores do Benfica. Na época transata, mesmo sem o estatuto de titular, foi fundamental na excelente campanha das jovens águias na UEFA Youth League (onde, recorde-se, apenas foram batidas na grande final), tendo ajudado, e de que maneira, os adeptos a sonhar.

Natural do distrito de Lisboa, destacou-se na fase inicial do seu trajeto ao serviço de Odivelas e Loures. Em 2011/12, representando o segundo clube, defrontou a equipa de Juvenis B dos encarnados e, tamanho foi o potencial demonstrado, mudou-se para o Seixal ainda a temporada ia a meio.

Meses depois, formou com Romário Baldé e Gonçalo Guedes uma temível frente de ataque, que, apoiada por médios com a qualidade de Renato Sanches e 'Guga' Rodrigues, tornou possível a conquista do Campeonato Nacional de Juvenis. O seu desempenho ficaria, no entanto, manchado pelos lamentáveis confrontos físicos que desencadeou ao provocar atletas do FC Porto, logo após o apito final que consumou a vitória na prova.

Novo ano, nova polémica. Depois de ser utilizado na maioria dos encontros de 2013/14, ainda que abaixo de Nuno Santos, Romário e Guedes na "hierarquia", foi uma vez mais, e pelas piores razões, foco da imprensa nacional. Em encontro disputado na casa do FC Porto a contar para a última jornada, viu o título nacional escapar para Braga e não se controlou perante insultos provenientes das bancadas.

Como tal, começou a presente época na bancada a cumprir castigo. Poder-se-ia pensar que mal estivesse disponível seria opção, mas de certa forma Hildeberto perdeu o comboio. Para além do excelente nível exibido por Diogo Gonçalves e João Carvalho, seus concorrentes diretos, foi ainda afetado por lesões musculares e praticamente não "calçou", situação que pode, e deve, ser corrigida com o decorrer das competições.

Apto para atuar em qualquer posição do ataque, mas mais confortável encostado a uma das faixas, "Berto" é um atleta explosivo com e sem bola, que se revela letal no contra-golpe e perigosíssimo em desmarcações nas costas da defesa. Muito irreverente e possuidor de aprimorada qualidade técnica, empolga qualquer adepto com os seus excelentes pormenores e participa também em tarefas defensivas. Pela negativa, de salientar as carências nos capítulos da decisão e da finalização e ainda o seu mau temperamento, que poderá efetivamente prejudicar a sua carreira a nível profissional e afastá-lo de patamares superiores."


Total de visualizações