quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Thorgan Hazard (Borussia Moenchengladbach, por empréstimo do Chelsea FC)



É costume dizer-se que filho de peixe sabe nadar. Thierry e Carine Hazard, mais do que ninguém, podem confirmá-lo. Antigos jogadores de futebol – Thierry foi médio defensivo na Segunda Divisão belga e Carine atacante na Primeira Liga do país –, são atualmente reconhecidos nem tanto pelos seus feitos dentro das quatro linhas, mas pelos seus descendentes. 

Num espaço de doze anos, entre 1991 e 2003, tiveram quatro filhos. Três deles (Eden, Thorgan e Kylian) são atualmente profissionais da modalidade e símbolo da nova geração dos 'Diabos Vermelhos'. Thorgan, o segundo na "hierarquia", tem aos poucos conseguido libertar-se das comparações com o seu irmão mais velho e é apontado como 'next big thing' do futebol europeu.

Lançado no desporto-rei pelo modesto Royal Stade Brainois, evoluiu nos também belgas do Tubize até ser capturado, com apenas catorze anos de idade, pelo Lens. Aí, completou a sua formação e, já com alguma experiência em termos de seleções jovens, chegou ao futebol sénior, tendo começado a chamar a atenção de alguns dos maiores clubes do "Velho Continente".

De forma rápida e decidida, os dirigentes do Chelsea, entidade já famosa pelos seus (até ao momento) pouco proveitosos investimentos de longo-prazo, viajaram no Verão de 2012 até França, e de uma assentada resgataram dois dos maiores talentos da ligas profissionais gaulesas: Eden e Thorgan Hazard.

O primeiro, contratado a peso de ouro, não demorou a estabilizar-se na formação principal dos 'blues'. Já Thorgan, que terá custado um milhão de euros a Roman Abramovich, foi de imediato cedido por duas épocas ao Zulte Waregem, da Jupiler Pro League. 

No ano de estreia adaptou-se e na segunda temporada explodiu. Golos, assistências e muito, muito talento. Concluiu a etapa no clube com a estreia pela seleção A e a coroação de melhor jogador do campeonato nacional, feitos que obrigaram mesmo José Mourinho a vê-lo 'in loco'.

Pensou-se que poderia juntar-se a Eden Hazard em Londres, mas a 7 de julho deste ano a hipótese caiu por terra. A troco de milhão e meio de euros, rumou, novamente na condição de emprestado, ao Borussia Moenchengladbach, onde tem sido utilizado nas segundas partes. 

O seu objetivo é claro: garantir um lugar no plantel do Chelsea. O potencial está lá, mas Thorgan precisa de avançar para o próximo patamar competitivo, facto do qual tem perfeita noção. "Tenho de tornar-me numa máquina para jogar na Premier League", afirmou o jovem belga durante o Verão.

Rápido com e sem bola, Thorgan Hazard destaca-se por ser um jogador criativo e desequilibrador. Muito evoluído no capítulo da decisão, demonstra também uma qualidade técnica apuradíssima e capacidade para fazer golos.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Thorgan Ganael Francis Hazard



Posição principal: médio ofensivo



Posições secundárias: extremo direito e extremo esquerdo



Data de nascimento: 29/03/1993



Naturalidade: La Louvière (Bélgica)



Altura: 1,74 m

Total de visualizações