sábado, 30 de agosto de 2014

Relatório: Héctor Villalba (CA San Lorenzo)


Aos 20 anos, Héctor Villalba já conta com uma Copa Libertadores no respetivo palmarés. O seu nome figura inevitavelmente no “hall of fame” do San Lorenzo enquanto integrante do conjunto que conquistou pela primeira vez o troféu mais importante do futebol sul-americano na história da “Cuervo”. Ainda assim, não foi apenas a titularidade em ambos os jogos da final – bem como em todos os jogos da fase a eliminar da prova - que deram a conhecer o seu potencial a uma escala maior. Em 2013, foi autor de um golo que deliciou o adepto: Partiu das imediações da sua área em contra-ataque, e percorreu numa corrida desenfreada todo o campo, disferindo um forte pontapé à entrada da área adversária que bateu o guarda-redes do Racing Avellaneda. A jogada percorreu o mundo, e a partir daí o interesse de clubes europeus em garantir os serviços de Héctor começou a ser notícia habitual durante o período de transferências. Foi associado a Valência, Dnipro e Roma, mas permanece até hoje no clube onde se formou. 




Héctor é um jogador de cariz ofensivo, que pode atuar tanto em zonas mais interiores como por um dos flancos. Pessoalmente, creio que seria positivo para o atleta fixar-se enquanto extremo, atendendo a que as suas características permitem que pela ala o seu futebol ganhe maior dimensão. Esquerdino, é um atleta veloz, com grande poder no arranque, robusto, potente. Tem boa capacidade técnica, e apresenta qualidade no capítulo da condução. A capacidade física confere-lhe boa capacidade em segurar a bola, e daí já ter sido aposta para jogar mais próximo do ponta-de-lança. 

As lacunas que lhe reconhecemos são as que recorrentemente apontamos aos jovens que chegam do futebol sul-americano: Precisa pensar o jogo de uma outra forma, tornar-se mais jogador de equipa e consequentemente soltar a bola com maior facilidade, até porque no futebol europeu não terá tanto espaço. Aspetos que se trabalham, e que fazem parte da natural adaptação.




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Héctor Daniel Villalba


Posições principais: extremo direito e extremo esquerdo

Posição secundária: segundo avançado

Data de nascimento: 26/07/94

Naturalidade: Buenos Aires (Argentina)

Altura: 1,72 m

Total de visualizações