domingo, 31 de agosto de 2014

O ninho da Águia: Gonçalo Guedes

Publicado na AABE:


"Recentemente promovido de forma precoce à equipa B, e a um passo de se mudar para o plantel principal, o jovem extremo de dezassete anos é um dos mais virtuosos jogadores que alguma vez passaram pelo Caixa Futebol Campus. Somente superado em talento puro por Bernardo Silva, mas levando vantagem sobre o agora "monegasco" em vários outros aspetos tidos em linha de conta numa eventual promoção (sobretudo, o facto de encaixar que nem uma luva no esquema tático de Jesus), Guedes apresenta qualidade para já este ano assegurar um lugar na primeira equipa.

Também a seu favor joga o já longo historial de águia ao peito. No Benfica – o único clube que representou em toda a sua vida – desde os nove anos, o atleta natural de Benavente tem tido ao longo das épocas uma crescente importância nas suas equipas, tendo contribuído, por exemplo, para a conquista de dois campeonatos nacionais.

Logo na sua primeira época a atuar na Academia do Seixal, a de 2009/10, participou na vitoriosa campanha no Nacional de Iniciados, prova em cuja fase de apuramento de campeão os encarnados não perderam um único ponto, terminando a mesma com o dobro da pontuação do FC Porto, segundo classificado. A não esquecer, contudo, que essa derradeira etapa é disputada por quatro equipas.

Porém, o momento de maior glória para Gonçalo Guedes estaria reservado para a temporada 2012/13. Após uma renhida luta com o FC Porto ao longo da fase final do Nacional de Juvenis, os orientados por Renato Paiva viajaram até à casa dos dragões a precisar de um ponto para festejar o título.

Em desvantagem no marcador nos instantes finais da partida, Guedes assumiu a marcação de um livre à entrada da área portista e, com um remate fantástico, restabeleceu a igualdade que se verificaria até final. Os festejos das jovens águias começaram imediatamente após o apito final, não tendo no entanto durado muito, já que de seguida tiveram início lamentáveis e violentos desacatos entre elementos dos dois conjuntos.

Já no transato ano desportivo, o jovem atacante assumiu a titularidade na equipa de juniores e foi peça-chave no trajeto encarnado, que apesar de bom acabou por ser infrutífero em termos de conquistas. Internamente, o título escapou para Braga já na derradeira jornada e, na UEFA Youth League, a grande final ditou um 3-0 favorável ao Barcelona.

Para além de todos os factos referidos, há ainda um outro que diferencia Gonçalo Guedes dos demais atletas da formação: Jorge Jesus tem-no em boa conta e já manifestou publicamente a admiração que tem pela pérola. Ao contrário dos centrocampistas, sobre quem o timoneiro disse que teriam de "nascer dez vezes", o petiz Guedes "está dois anos à frente da sua idade" e "pode vir a ser jogador dos seniores".

Aos poucos a ganhar robustez física, o seu jogo tem tido nos últimos meses uma evolução notável (que certamente acelerará a sua chegada à Primeira Liga), fruto de um trabalho desenvolvido no centro de estágio do Seixal e em tudo semelhante ao processo pelo qual Lazar Markovic passou. Agora mais colaborador nas tarefas defensivas e também mais inteligente em termos táticos, perdeu o prejudicial vício de se agarrar demasiado ao esférico, tendo como consequência evoluído no capítulo da decisão, o que o torna mais num "jogador de equipa" e lhe permite usar a sua tremenda qualidade individual em prol do coletivo.

As qualidades que já tinha, essas, estão intactas ou mesmo melhoradas. Ao "toque de bola" de luxo, junta uma ótima apetência para o "1x1" e capacidade de explosão. Ademais, tem uma fantástica visão de jogo e consegue muitas vezes, através de passe, isolar colegas na cara do guarda-redes."


Total de visualizações