quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Perfil Jovens Promessas: Tomás Podstawski (FC Porto)



Filho de pai polaco e mãe portuense, o capitão da seleção portuguesa de sub-19 suscita, em primeira instância, curiosidade devido ao seu apelido. Observando detalhadamente a sua ação em campo, surge no entanto um outro motivo de particular interesse: saber até onde poderá o enorme talento levar Podstawski. 

Nascido em solo nacional e criado no seio de uma família ligada ao desporto, foi sem surpresas que bem cedo o médio portista desenvolveu uma relação especial com a modalidade dominante em Portugal. Com nove anos, iniciou-se no futebol federado ao serviço do Boavista e quatro primaveras depois constava do plantel de iniciados dos dragões, clube que viria a representar até à atualidade.

Apesar de desejado pela Federação Polaca de Futebol, nunca deixou de manifestar as suas ideias quanto a uma possível carreira internacional. Ainda como sub-16, envergou pela primeira vez a camisola das quinas e hoje, sendo sub-19, capitaneia uma promissora geração, que em 2015 disputará o Campeonato do Mundo de Sub-20, na Nova Zelândia.

Na temporada que recentemente teve início (em teoria, a sua primeira como sénior), integrará a formação secundária dos azuis e brancos, sabendo de antemão que, com as saídas de Tozé e Pedro Moreira, para Estoril-Praia e Rio Ave, respetivamente, está na linha da frente para dar o "salto", caso Julen Lopetegui tenha a necessidade de recrutar um médio à equipa B.

Se é certo que Tomás Podstawski se destaca dentro das quatro linhas, é igualmente verdade que o centrocampista é desde tenra um idade aluno de excelência. Após concluir o Ensino Secundário com uma excelente média, iniciou no ano passado a licenciatura em Relações Internacionais. Sendo bastante provável que a matrícula tenha de ser congelada pela incompatibilidade com o futebol profissional, estes factos demonstram contudo que a maturidade e inteligência que o atleta exibe em campo não se restringem ao terreno de jogo.

Forte a pressionar e excelente no desarme, exibe uma invulgar capacidade para tomar sempre, independentemente das circunstâncias, a decisão correta. Para além disso, possui qualidade técnica, que lhe permite reter a bola mesmo sob pressão, e muita competência na organização de jogo (feita com calma e classe) e na ocupação dos espaços. Não muito confortável no remate de meia distância, Tomás Podstawski tem ainda assim potencial para altos voos. Tendo as oportunidades que o seu potencial exige, poderá dentro de alguns anos tornar-se numa das referências do futebol português.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Tomás Martins Podstawski



Posição principal: médio defensivo



Posições secundárias: médio-centro e defesa central



Data de nascimento: 30/01/1995



Naturalidade: Porto (Portugal)



Altura: 1,81 m

Total de visualizações