segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Joshua Kimmich (RB Leipzig)



Relativamente famoso desde o último Campeonato da Europa de Sub-19, o camisola 6 da equipa vencedora na referida prova é nova sensação e uma das maiores esperanças do futebol alemão. Desengane-se, então, quem pense que o jogador tem menos qualidade por estar a disputar a 2.Bundesliga...

Joshua Kimmich começou bem cedo a dar nas vistas ao serviço do Estugarda, o que lhe permitiu dar início a um historial de internacionalizações a partir da seleção de sub-17. Seduzido pela garantia de minutos a nível sénior, aceitou há pouco mais de um ano transferir-se para o seu atual clube, tendo o mesmo pago meio milhão de euros pela sua contratação.

A título de curiosidade, de salientar que o RasenBallsport Leipzig é um dos quatro clubes de futebol nos quais a famosa empresa Red Bull investe. Fundada em 2009, a entidade alemã inscreveu-se numa competição logo na temporada 2009/10, na altura para disputar a quinta divisão germânica. Cinco anos volvidos, a equipa atuará pela primeira vez no único patamar inferior à Bundesliga, tendo como claro objetivo a promoção ao principal escalão. Tal como sucedeu com Kimmich, o clube tem, com vista ao futuro, contratado vários jovens valores, destacando-se entre esses o nome de Massimo Bruno, que provavelmente ficará no Red Bull Salzburgo até o Leipzig subir de divisão.

Preterido pelo técnico Alexander Zorniger nas dez primeiras jornadas, Joshua Kimmich apenas se estreou como sénior no final de setembro de 2013. Tomou-lhe o gosto e não mais saiu do onze-tipo até ao final da época, proeza que lhe valeu grande destaque na seleção alemã de sub-19. Opção em todos os encontros, incluindo a final frente a Portugal, terminou o torneio distinguido pela UEFA como um dos dez atletas a seguir nos próximos anos.

Descrito pelo capitão e jogador do Nuremberga Niklas Stark como "cérebro da equipa", Kimmich destaca-se pela inteligência com que pensa o jogo e pela grande qualidade de passe. Forte na construção (muitas vezes iniciada imediatamente após roubo de bola a um adversário), evidencia competência a retirar a bola de zonas de pressão e boa leitura. Para além destas qualidades, demonstra ainda boa visão de jogo, que lhe permite isolar colegas mais adiantados, e força no remate.

Como pontos negativos, de referir a sua tentativa regular de, com a intenção de ganhar faltas para a sua equipa, provocar contacto com opositores e também a forma como ocasionalmente se deixa antecipar, por demorar demasiado tempo a atacar a bola.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Joshua Kimmich



Posição principal: médio defensivo



Posições secundárias: médio-centro e defesa direito



Data de nascimento: 08/02/1995



Naturalidade: Rottweil (Alemanha)



Altura: 1,76 m

Total de visualizações