segunda-feira, 13 de março de 2017

Stephen Eustáquio, o craque luso-canadiano do CPP


Brilha em Torres Vedras um dos mais promissores jovens que passaram pelo Campeonato de Portugal Prio nas últimas épocas. Há mais de um ano indiscutível no Torreense, demonstra já qualidade para estar no futebol profissional. Se vai lá chegar com o seu clube ou assinando por outro, só o futuro dirá.

Natural da Nazaré, deu os primeiros passos nos Nazarenos, de onde saiu, já como iniciado, para a União de Leiria, maior clube de toda a região. Praticamente sem jogar no primeiro ano como júnior, acabou por regressar a casa. Desta feita, direto para a equipa sénior.

A qualidade era tanta que uma Distrital de Seniores já atrasava o seu crescimento. Mudou-se, então, para os sub-19 do Torreense, a disputar o Campeonato Nacional, tendo também efetuado a estreia pelos mais velhos. Apesar de ter sido só uma aparição, em 2015/16 pegou de estaca e fez um ano de alto nível, ajudando o conjunto do Oeste a evitar a descida aos distritais.

Esta temporada, a beneficiar claramente do desmantelamento do plantel do Atlético da Malveira, o Torreense arrancou rumo à Segunda Liga. O plantel pode ser curto, mas a crença dos pupilos de Rui Narciso tem prevalecido. Neste momento, ocupam lugares cimeiros na Fase de Subida – Zona Sul e com muito poucos golos sofridos, o que diz muito da sua capacidade para defender.

Parte importante do sucesso tem sido obtida às custas de Stephen e Pedro Bonifácio. Embora seja polivalente, o luso-canadiano (cujo irmão, Mauro, é internacional) tem atuado como jogador mais recuado do meio-campo. Defensivamente, está muitas vezes no caminho da bola, graças à sua excelente leitura de jogo, revelando também razoável capacidade de desarme e qualidade no jogo aéreo (mesmo não sendo alto).

No entanto, é ofensivamente que mais se destaca, e isto sem jogar numa equipa que pratique um futebol atrativo, que valorize a posse de bola. Com bom controlo e grande habilidade no passe, Stephen é, para o nível do CPP, um médio super inteligente, que prima pelas sucessivas boas decisões (as que aproximam a sua equipa do último terço) e espalha classe a cada ação.


O CPP é curto para Stephen Eustáquio. A Segunda Liga deverá aparecer de forma natural e, no futuro, possivelmente, a Primeira. Ou então seguirá o caminho do irmão e rumará à América do Norte. E tanto que a MLS valoriza o futebol positivo…



Bilhete de Identidade
Nome: Stephen Antunes Eustáquio
Posições: médio defensivo e médio-centro
Data de Nascimento: 21/12/1996
Naturalidade: Ontário (Canadá)
Altura: 1,78 m

Total de visualizações