domingo, 19 de março de 2017

Adílio Varela, o flash de Touriz


Adílio Varela Sanches nasceu a 30 de Dezembro de 1996. Começou a sua carreira no Sanjoanense (São João da Talha) em 2007, tendo em 2012 mudado para o Tondela, onde concluiu a sua formação enquanto jogador. Em 2015/16, jogou pelo Lusitano Futebol Clube, onde fez treze jogos, não tendo marcado qualquer golo. No entanto, começava já a mostrar aquilo que poderia ser. 

Com dezanove anos, na temporada seguinte, mudou-se para o Tourizense. Nesta equipa semi-profissional, Adílio pertence a um restrito lote de jogadores que têm um contrato profissional assinado com o clube. 

Apesar de o clube estar neste momento a disputar a fase de manutenção da Série E, neste seu ano de estreia pela equipa de Touriz, Adílio contabiliza, até ao momento, vinte jogos no Campeonato de Portugal Prio (CPP), tendo marcado onze golos, ajudando com isso a que a sua equipa não se encontre numa posição um pouco pior. 

Dono de uma velocidade soberba, Adílio notabiliza-se por ser um extremo-direito que também pode atuar a ponta-de-lança. Em Touriz, tem sido utilizado como extremo mas aparece muitas vezes na zona da grande área, fruto das constantes diagonais que faz. Graças à sua velocidade, consegue muitas vezes deixar para trás as defesas contrárias. Adílio detém ainda uma técnica um tanto ou quanto apurada que, quando aliada ao seu poder de remate, causa dificuldades aos guardiões contrários. Fruto disso mesmo, apesar da classificação da equipa, contabilizou nove golos, ficando com o segundo lugar na lista de artilheiros da série. No entanto, garantiu a melhor média de golos por jogo, marcando, estatisticamente falando, 0,56 golos por jogo. Isto só é possível pela grande qualidade técnica que demonstra na hora de finalizar. 

Além do mais, Adílio consegue ainda ser dono de um drible fortíssimo no um para um, ultrapassando vários jogadores dessa forma. Com a sua capacidade para manter a bola “colada” ao pé enquanto progride em velocidade, é muitas vezes travado apenas em falta. Apesar de todos os seus atributos enquanto ponta-de-lança, Adílio notabiliza-se ainda pela sua qualidade de passe.

Com vinte anos, Adílio é um jovem em quem os dirigentes da equipa de Touriz depositam grandes esperanças. Pela sua tenra idade, pode ainda evoluir em alguns aspetos que lhe permitirão “dar o salto” para equipas de provas profissionais. Prova disso mesmo é o facto de já ter sido observado por equipas desses campeonatos, nomeadamente da primeira e segunda ligas portuguesas.




Bilhete de Identidade
Nome: Adílio Varela Sanches
Posições: extremo e ponta de lança
Data de Nascimento: 30/12/1996
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,72 m

Total de visualizações