sábado, 6 de fevereiro de 2016

Fora dos Grandes: Matheus Clemente (Vitória de Guimarães)


Tal como o Sporting, que tem Matheus Pereira, também o Benfica tinha o ‘seu’ Matheus, e também brasileiro. Pois bem, tinha, até há poucas semanas, mais precisamente até ao dia 26 de Setembro, altura em que o Casa Pia surpreendeu o Benfica no Nacional de Juniores - uma surpresa ainda maior pelo facto de nos Juniores do clube de Pina Manique residirem uma série de jogadores… ligados ao Benfica.


Alguns colocados a título de empréstimo e outros inclusivamente internacionais descobertos pela prospecção encarnada - como é o caso do polaco Mark Hluskiw - e colocados no Casa Pia para jogar com maior regularidade.


Benfica procedeu à sua dispensa no decorrer da presente temporada

Era essa a intenção do Benfica: fazer Matheus, de 17 anos, jogar com maior regularidade na sua primeira temporada enquanto júnior, tendo passado de possível opção para partidas a contar para a UEFA Youth League a uma situação de saída que nada teve que ver com a sua evolução desportiva na sua cedência ao Casa Pia, seguro por um contrato de formação com as águias, que até vinha correndo pelo melhor.

Descontente com a atitude de Matheus, nos dias seguintes o Benfica procedeu de imediato à rescisão que mantinha com o atleta. Ao mesmo tempo que accionava a dispensa, o Benfica de imediato procedeu à expulsão do jogador do Caixa Futebol Campus, onde residia como continuidade de uma ligação que já levava 6 anos e que se havia iniciado no escalão de Infantis, idade na qual começou por demonstrar o seu potencial como criativo.

O problema esteve na base do que, mais do que um ato de indisciplina, pode caracterizar-se como um ato de rebeldia. No momento em que apontou esse decisivo golo ao Benfica, em fins de Setembro, que valeu três pontos para o Casa Pia, Matheus Clemente terá celebrado de uma forma excessiva, considerada pelo responsáveis benfiquistas como provocatória e em nada condizente com a de um ’profissional’ pago pelo clube.


Criativo brasileiro não necessitou de esperar muito até conhecer novo clube

Depois de se sagrar campeão nacional de Juvenis e estar a ter uma das melhores performances entre os muitos atletas colocados pelo Benfica no Casa Pia, numa questão de dias Matheus Clemente viu-se na situação de jogador livre, algo que não durou muito tempo, em virtude do interesse de vários clubes de qualidade no seu concurso, tendo estado próximo de assinar pelo Sporting de Braga, que, no entanto, perderia a corrida para o Vitória de Guimarães.

O percurso do médio ofensivo brasileiro, que pode jogar mais recuado como médio de transição mas também com funções muito ofensivas, como extremo sobre qualquer das faixas, foi coroado com alguns títulos até à época transata, na qual se sagrou campeão nacional de Juvenis, num conjunto no qual foi alternando a titularidade com a condição de suplente utilizado, cumprindo um total de vinte e dois encontros e seis golos divididos por apenas dois jogos (poker ao U. Micaelense e bis ao Alverca).

Os vimaranenses depressa integraram a promessa brasileira, que passou em Dezembro a disputar a Zona Norte do Nacional de Juniores, contabilizando quatro participações e ainda nenhum golo marcado, podendo agora voltar a encontrar o Benfica, único clube com que se tinha ligado até partir para Guimarães, na Fase Final do Campeonato. Pelo menos, o gosto de marcar às águias, Matheus já tem, e será por isso encarado com muita atenção pela turma benfiquista.


Bilhete de Identidade
Nome: Matheus dos Santos Clemente
Posição: Médio ofensivo
Data de nascimento: 10/06/1998
Altura: 1,79 m
Clube atual: Vitória SC
Clube anterior: SL Benfica

Total de visualizações