domingo, 10 de janeiro de 2016

"Em 2016, quero estrear-me pela equipa principal do Mónaco"

Em julho, de malas feitas para o Principado do Mónaco, Rúben Vinagre concedeu-nos uma entrevista, na qual confirmou que Barcelona e Manchester United demonstraram interesse na sua contratação. Seis meses depois, volta ao Jovens Promessas, desta feita para falar sobre a aventura que está a ter no clube de Leonardo Jardim, João Moutinho e Bernardo Silva. Saiba um pouco mais sobre o extremo de dezasseis anos que o Sporting CP não conseguiu segurar.



É jogador do Mónaco desde o último Verão. Que balanço faz dos primeiros meses desta aventura?

Estou a gostar bastante da experiência. Aprendi bastante, tornei-me muito mais forte e estou muito perto do meu objetivo. Por isso, o balanço é bastante positivo.

Na primeira entrevista, revelou que o clube disponibilizou uma casa para si e para a sua família. Quem é que o acompanhou nesta mudança de país?

Os meus pais acompanharam-me. O clube encontrou emprego para eles.

Quão demorada foi a adaptação? Notou grandes diferenças relativamente à cultura portuguesa?

A minha adaptação foi muito rápida, pois tenho vindo bastante a Portugal. Sim, a cultura é muito diferente, principalmente a personalidade das pessoas.

Contacta regularmente com os jogadores e treinadores que estão no Mónaco? Que influência tiveram eles na sua adaptação?

Sim, contacto. A adaptação foi mais fácil por haver tantos portugueses. Sentia-me mais perto de casa.

Quando se mudou, em julho, sabia, pelo menos, o básico da língua francesa? Sente que já está perfeitamente integrado no balneário?

Não, sabia mesmo muito pouco! Atualmente, falo quase tudo em francês e dou-me bem com todos os meus colegas.

E em relação ao ensino: está numa escola normal? Como é o seu dia-a-dia, com treinos e aulas?

Tive trinte horas de aulas e depois não fiz mais nada! Estou 100% focado no futebol.

É ainda sub-17 mas, aquando da transferência, disse-se nos jornais portugueses que integraria o plantel sub-19. Confirma-se? A nível desportivo, como tem sido o seu desempenho?

Sim, confirmo [que estou nos sub-19]. Estava como titular da equipa, estava a correr muito bem, mas no jogo contra o segundo classificado, o Saint-Étienne, lesionei-me. Neste momento estou parado, mas quase a voltar!

Com que idade acredita que poderá mudar-se definitivamente para a equipa sénior?

Acredito que tudo depende do meu desempenho e que, se mostrar que posso lá estar, vou lá estar. Sei que vou conseguir. Continuarei a trabalhar e brevemente acontecerá.

Quais as principais diferenças que encontra entre o futebol francês e o português?

A mais visível de todas é, sem dúvida, a intensidade. E também o jogo físico, que é muito usado aqui em França.

Principal objetivo para 2016?

Em primeiro lugar, ser campeão europeu com a Seleção Nacional de Sub-17 e estrear-me pela equipa principal do Mónaco.

Total de visualizações