sábado, 19 de março de 2016

Fora dos Grandes: Francisco Rodrigues (Vitória SC)


Notabilizou-se ao serviço do Benfica, ao serviço do qual percorreu o país disputando Campeonatos Nacionais de formação. Mesmo tendo contraído algumas lesões, entre elas uma rotura muscular enquanto juvenil, Francisco Rodrigues, ou Kiko, como sempre foi conhecido, fez parte da atual geração sub-19 encarnada, da qual fez parte Renato Sanches e onde ainda se podem encontrar promessas de futuro para os encarnados. 

São esses os casos de Guga Rodrigues, atual capitão dos juniores benfiquistas, ou outras opções habituais no Benfica B na Segunda Liga (Ledman LigaPro), como Yuri Ribeiro e Francisco Ferreira (mais um Kiko que passou a ser Ferro face à maior antiguidade de Francisco Rodrigues no clube da águia), antigo colega de quarto no Caixa Futebol Campus, com quem convivia na escola como companheiro de turma (e ambos com um aproveitamento de excelência), e ainda um dos seus melhores amigos.

De Kiko para Kiko, esta foi uma amizade que não se perdeu apesar de desportivamente os caminhos de ambos se terem separado. De resto, sempre foi como médio que Francisco, jovem natural de Aveiro, fez carreira, continuando a deixar provas da sua enorme categoria e potencial, como desde cedo exibiu ao serviço das águias, como parte de várias equipas de Iniciados e Juvenis de grande qualidade em todos os sectores do terreno, perante adversários igualmente respeitáveis.

Essa foi uma ideia partilhada pelo treinador dos Juniores do Sporting, Tiago Fernandes, que no final do encontro frente ao Vitória de Guimarães, onde Kiko atualmente figura, confidenciou que “não me recordo de um tempo igual a este, em que temos muitos jovens em idade de Juniores com tamanha qualidade jogando em simultâneo e entre si”, elogiando assim os seus atletas mas também os adversários que disputam a Fase Final do Nacional de Juniores.


Apesar da derrota da sua equipa (um “mau resultado”, como o próprio define), o jovem médio impulsionou a sua equipa para terrenos mais adiantados na busca de um golo da igualdade que acabou por não chegar, pontificando numa equipa que deu mostras da sua capacidade e composta por atacantes com interessante potencial de futuro, como Rui Gomes ou José Nuno Xavier. No caso do médio, aponta-o como um número 8 que vale a pena não perder de vista…

Total de visualizações