terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Fora dos Grandes: Carlos Ribeiro 'Moca' (SC Freamunde)


Quem assiste às prestações dominantes do capitão dos Juniores do Freamunde, que até agora cumpriu todos os jogos completos, com excepção da partida ante o Mondinense, por lesão (ainda que estivesse apto para jogar em caso de necessidade), não adivinhará as dificuldades que viveu no início da carreira e o risco de cedo deixar o futebol, num exemplo que muitas vezes sucede em qualquer clube, em especial nos de pequena dimensão.


Hoje essencial ao Freamunde, que disputa a II Divisão Nacional, não tendo disputado apenas o encontro no qual o treinador optou por rodar a equipa numa época que vai correndo de feição, e não tendo ainda marcado qualquer golo, ainda que já leve 4 assistências - aspeto impressionante, tendo em conta que se trata de um central - apenas com muita crença Carlos se manteve na modalidade e evoluiu de forma exponencial.


Jovem defesa teve no início de ultrapassar várias dificuldades como a escassa utilização devido ao peso

Na época passada, o defensor viveu mesmo grandes momentos individuais ao ter disputado o Nacional de Juniores envolvido na má campanha desportiva do despromovido Freamunde, ao ter conquistado a titularidade para de imediato se tornar uma opção regular a partir da 5ª jornada, tendo apontado um golo frente ao Leixões, numa partida jogada em casa, e ainda rubricado uma assistência ante o campeão nacional FC Porto, uma vez mais em casa.

No geral, uma boa época com a ressalva de o ter feito em idade sub-18 onde sempre jogou, no Freamunde, clube no qual até ao escalão de Infantis A intercalava entre não convocado e suplente raramente utilizado pelo facto de ser, como conta o próprio, “gordinho“, como tantas vezes sucede em clubes de
futebol de Norte a Sul do País, o que fez com que tivesse começado a treinar sozinho e na época imediatamente seguinte, já como Iniciado, tenha recebido o primeiro convite.

Foi mesmo um jogador do Paços de Ferreira amigo do seu pai, Filipe Anunciação, que tentou que Carlos passasse a jogar pelos pacenses colocado pelo próprio jogador de 36 anos, que concluiu a sua carreira na época passada. Mas o jovem conhecido por Moca recusou e preferiu ficar no Freamunde, onde cumpre a sua última época de formação sem nunca tendo representado outro clube.


Hoje central titular dos sub-19, Moca chegou a alinhar como médio enquanto Infantil

Apesar do sucesso desportivo e da influência para a equipa, Moca não possui qualquer ligação vinculativa ao clube e por isso o seu futuro é incerto, ainda que já este ano tenha treinado uma vez com a equipa principal e até mesmo entrado no decorrer do jogo de apresentação do Sobrado, no qual participaram quatro outros Juniores, para além do central que jogava no meio-campo na categoria de Infantis.


A partir da idade de Iniciado, o jovem passou a jogar como central e ainda na época passada disputou grande parte das partidas jogando como médio defensivo, e logo num palco como o Nacional de Juniores, na sua primeira época no escalão, tendo esta temporada voltado a jogar como defesa central e com notórios resultados. De qualquer forma, a sua polivalência será outro trunfo a ter em linha de conta.



Bilhete de Identidade
Nome: Carlos Manuel Correia Ribeiro
Posição: Defesa central
Data de nascimento: 09/08/1997
Altura: 1,85 m
Clube atual: SC Freamunde

Total de visualizações