sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Perfil Jovens Promessas: Gianluca Gaudino (FC Bayern Munique)


Aos 18 anos, Gianluca Gaudino, filho de um antigo internacional alemão, é a nova jóia de Pep Guardiola. Apesar de ser júnior, aponta já à elite do futebol mundial - patamar com que qualquer adolescente sonha. Para lá chegar, espera poder beneficiar do trabalho de um dos homens que mais ajudou Leo Messi a alcançar um estatuto quase divino.

Nascido e criado na Alemanha, chegou em 2004 à formação do Bayern, onde desde cedo se destacou. No entanto, e para espanto de muitos, não conseguiu ao longo do seu percurso de formação somar uma única presença nas seleções jovens germânicas. Tal registo não foi, contudo, impeditivo para a sua recente ascensão.

De forma surpreendente, aproveitou a vaga de lesões que afetou a primeira equipa do Bayern e garantiu um lugar no plantel logo na pré-temporada, tendo depois entrado nas competições oficiais a todo o gás. Nessa altura, recorde-se, foi notícia um pouco por toda a Europa pelo facto de partilhar balneário com atletas de milhões recebendo mensalmente... 250 euros.

Titular na Supertaça Alemã (derrota diante do Dortmund), Gaudino tornou-se no quarto mais jovem de sempre a atuar pela primeira equipa dos bávaros, atrás de David Alaba ou Toni Kroos. Com a subida de forma de outros elementos da equipa, foi naturalmente perdendo espaço de manobra, sendo atualmente "apenas" presença nos trabalhos do conjunto. Tal como os dois atletas supracitados, Gianluca terá, provavelmente, de rodar durante uma ou duas temporadas numa equipa da Bundesliga, antes de se tornar numa estrela do futebol mundial ao serviço dos campeões.


Invulgarmente maduro para a idade, Gaudino encaixa na perfeição no modelo de Guardiola. Forte no capítulo do passe e evoluído em termos técnicos, revela enorme qualidade na construção de jogo, raramente perdendo a bola e lendo o jogo com distinção. Rápido e ágil, é ainda competente no desarme e na antecipação e não raras vezes tenta romper defesas com passes longos. Pela negativa, há a salientar, sobretudo, a sua reduzida capacidade de choque, que seguramente será atenuada com trabalho de ginásio.



Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Gianluca Gaudino
Posição principal: médio-centro
Posição secundária: médio ofensivo
Data de nascimento: 11/11/1996
Naturalidade: Hanau (Alemanha)
Altura: 1,74 m

Total de visualizações