sábado, 24 de janeiro de 2015

Perfil Jovens Promessas: Lucas Silva (Real Madrid CF)



Lucas Silva é a nova sensação do futebol brasileiro. Aos 21 anos, e após vários meses de especulação, dá um salto pouco comum ao assinar diretamente pelo Real Madrid, atual campeão europeu. Apesar do enorme sucesso que tem marcado o seu percurso, enfrentará na capital espanhola o desafio da sua carreira. Superando-o, conquistará um lugar entre os grandes nomes da América do Sul.

Oriundo de Goiás, interior do Brasil, abandonou bem cedo a sua família para, aos catorze anos, integrar as camadas jovens do Cruzeiro, a quase mil quilómetros de distância. Ainda que o início não tenha sido fácil, o que se seguiu foi um mar de rosas. Depois de um empréstimo ao Nacional de Minas Gerais, ganhou o seu espaço no "onze" da Raposa e pouco depois era a grande estrela da equipa.

Em dois anos, conquistou duas vezes o Brasileirão – feito extremamente raro – e abriu as portas dos sub-21 da Canarinha, ao serviço dos quais venceu, no passado Verão, o prestigiado Torneio de Toulon. Agora, é reforço do Real Madrid a troco de catorze milhões de euros.

Muito comparado a Kaká, Lucas Silva afasta-se completamente do estereótipo de jogador de futebol. Bem formado, respeitador, discreto, assume-se como um atleta extremamente religioso e parece não ligar a futilidades que distraem tantos outros futebolistas, fatores que certamente influenciarão opiniões no Velho Continente.

Centrocampista de transição, Lucas posiciona-se bem, lê o jogo de forma exemplar e demonstra enorme qualidade de passe. Preocupado com tarefas defensivas, é também competente a manter a posse, constrói com habilidade e procura o remate do "meio da rua". Pelo contrário, evidencia algumas debilidades no capítulo físico, nomeadamente ao nível da aceleração.



Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Lucas Silva Borges
Posição principal: médio-centro
Posição secundária: médio defensivo
Data de nascimento: 16/02/1993
Naturalidade: Bom Jesus de Goiás
Altura: 1,82 m

Total de visualizações