domingo, 29 de junho de 2014

O ninho da Águia: Nuno Santos

Publicado na AABE:


"Considerado por muitos como melhor jogador da equipa de juniores ao longo da época 2013/14, o jovem extremo constitui uma das melhores "capturas", em termos de formação, da "era Seixal". Aos 19 anos, parte para uma longa e promissora carreira a nível sénior com uma certeza: a de que, sem o sacrifício e a garra que demonstra em campo, nada do que conquistou até hoje seria possível.

Natural da Trofa, chegou em 2006 ao FC Porto, clube que viria a representar durante seis temporadas. Não foram mais porque, entenderam os responsáveis pelo futebol jovem dos dragões, não tinha qualidade suficiente para envergar a camisola azul e branca, decisão que se veio a revelar um autêntico erro de "casting". Acontece a todos e a todos continuará a acontecer.

Nuno Santos, esse, seguiu o seu caminho, não desistindo nem por um momento do seu sonho. Viu no Rio Ave uma boa "rampa de lançamento" e integrou o plantel de juniores dos vila-condenses. Ao longo de todo o ano desportivo que se seguiu, tornou a exibir a tremenda capacidade de trabalho que o distingue, culminando uma época marcada por muita evolução com um feito do qual certamente não se esquecerá...

A 18 de maio de 2013, o Benfica viajou até ao norte do país para defrontar, na última jornada do campeonato, o Rio Ave. Em caso de vitória, as águias garantiam o primeiro lugar da prova. Ao quarto de hora, João Cancelo deu vantagem à equipa lisboeta, vantagem essa que não durou muito tempo. Minutos depois, a turma da casa restabelecia a igualdade. Já na segunda parte, o ofensivo lateral encarnado voltou a abanar as redes adversárias e alterou a contagem para 1-2, resultado que se verificaria até final. Autor do golo consentido pelo Benfica? Nuno Santos, esse mesmo.

Com base no que foi observado, facilmente João Tralhão e seus pares se focaram no atacante nortenho. Após breves negociações, ficou acordado entre os dois clubes que este rumaria ao Seixal. Um ano depois, é possível concluir que a contratação não poderia ter sido mais acertada.

Golos, excelentes exibições e mais golos. Termina a temporada com um total de 28. Na retina fica o bis apontado ao Real Madrid, em encontro das meias-finais da UEFA Youth League, a tal competição cuja final foi vencida pelo Barcelona dos fantásticos Munir El Haddadi e Adama Traoré.

A partir de agosto, Nuno Santos evoluirá na competitiva Liga 2 Cabovisão, ao serviço do Benfica B. Apenas nessa altura se verá se tem o que é necessário para continuar a seguir as pisadas de André Gomes. Como se sabe, muita coisa pode suceder na passagem para o futebol sénior. O que hoje é verdade poderá amanhã ser mentira e muitos fatores influenciarão o grau de êxito deste aguerrido atleta.

O "Robben do Seixal" é um jogador com raça, que deixa tudo em campo. Rápido e ágil, evidencia grande visão de jogo, uma excelente capacidade de passe a longas distâncias e qualidade de remate. Para além disto, é ainda forte no um para um ofensivo, onde revela pormenores técnicos de difícil execução. Se, a exemplo de Ivan Cavaleiro, tivesse um plano de treinos especializado elaborado pelo Benfica Lab, que lhe permitisse ganhar massa muscular, tornar-se-ia ainda mais forte nas bolas divididas, o que em tudo beneficiaria o seu jogo."


Total de visualizações