segunda-feira, 4 de maio de 2015

Fora dos Grandes: André Gomes (Rio Ave FC)


Muitas vezes a dispensa não é o fim da linha. Para alguns é apenas o início de uma era de sucesso, como se percebe pelo caso de André Gomes, que há duas temporadas era dispensado do FC Porto à entrada para a sua primeira época como júnior. 


Poderia esperar-se alguma desmotivação no jovem jogador, que nessa mesma época havia competido com alguma regularidade, inclusivamente mesmo na equipa titular, logrando até marcar um importante golo frente ao Benfica em plena casa dos encarnados, mas de imediato apareceu a possibilidade Rio Ave. O resto, a partir daí, é história.

Uma história que até esta altura revela um tremendo sucesso para o defesa que se destaca pela humildade e capacidade de trabalho e que tem aproveitado a participação da equipa vila-condense para deixar mostras da sua grande competitividade ao ter pela frente na Fase Final do Nacional de Juniores adversários como Benfica, FC Porto ou Sporting. 

O jovem defesa destaca-se pela consistência e regularidade nas suas prestações.

Frente a esses adversários, André Gomes tem provado que a sua evolução continua e que neste momento se assume um jogador bastante completo. Como tal, têm sido bons os resultados, mesmo perante esses adversários de alto nível, para um Rio Ave que enfrentou dificuldades, chegou a discutir a liderança mas terminará a prova entre a quarta e a quinta colocação.

São esses os postos que na verdade fazem justiça ao percurso do conjunto de Vila do Conde, e em especial refletem o interessante trabalho desenvolvido por André, que tem realizado exibições muito regulares que deixam a garantia de que o futuro no futebol sénior será na realidade bastante risonho.

O estilo raçudo e pressionante que André Gomes emprega em campo parece indiciar isso mesmo, uma persistência que em futebol normalmente dá frutos. No entanto, face ao facto de se encontrar na sua última época na formação e na próxima temporada progredir para o futebol sénior e às aspirações europeias do Rio Ave, prevêem-se dificuldades a curto prazo para que o atleta se imponha para já na equipa principal.

André pretende especializar-se como lateral direito, onde tem apresentado uma excelente evolução

Como tal, apesar de ser expectável que o Rio Ave venha a segurar este ativo com uma ligação profissional acautelando o futuro, André Gomes dará primazia á competição, desejando jogar com regularidade, o que o deverá levar a abandonar o Estádio dos Arcos pelo menos de forma temporária, até porque pretende crescer ao mais alto nível numa posição à qual não só se adaptou como aposta fortemente para a sua carreira, o posto de lateral direito.

Formado desde cedo enquanto defesa central, posição que ocupou no FC Porto e na época anterior no Rio Ave, André Gomes passou para a lateral direita com resultados imediatos e uma proposição pessoal a especializar-se no novo lugar, o que o leva a não equacionar a possibilidade de passar uma temporada inteira no banco de suplentes, como previsivelmente poderia suceder ao continuar no Rio Ave enquanto sénior na nova época.

Deverão ser vários os emblemas de Segunda Liga e Campeonato Nacional de Seniores interessados em contar pelo menos por uma época com os préstimos do jovem que apenas no final da época tomará uma decisão a esse respeito, deixando a garantia de que o seu “primeiro pensamento” passará por escolher o clube que maiores perspetivas lhe garanta de jogar com regularidade.


Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'ZeroZero')
Nome: André Miguel Macieira Gomes
Posição principal: defesa direito
Posição secundária: defesa central
Data de nascimento: 01/01/1996
Naturalidade: Vila Nova de Famalicão
Clube anterior: FC Porto
Clube atual: Rio Ave FC

Total de visualizações