domingo, 15 de fevereiro de 2015

Perfil Jovens Promessas: Daniel de Silva (Perth Glory)


Físico franzino, bola colada ao pé e uma alegria a fazer lembrar os jogos do recreio. Daniel de Silva, descendente de portugueses, apresenta neste momento um potencial que, confirmado, o tornará num dos grandes nomes da história do futebol australiano. Em março, altura em que completa dezoito anos de idade, junta-se ao plantel da AS Roma.

Depois de curtas passagens por clubes modestos, Danny foi em 2013 selecionado para se mostrar no Centro de Treinos da Austrália Ocidental, onde impressionou tudo e todos. Em menos de nada, surgiu o Everton, que fez de tudo para o levar. Contudo, a não obtenção de licença de trabalho inviabilizou o negócio. Seguiu-se, então, o Perth Glory, clube do coração de Daniel de Silva.

Pouco após a sua chegada, com apenas quinze anos, foi lançado na Liga Australiana, tornando-se no segundo atleta mais jovem de sempre a disputar a competição. Sem surpresas, começou a ser chamado pelo selecionador nacional de sub-20, que pretendia ir preparando o Mundial 2015. A qualidade demonstrada foi de tal forma grande que deixou de haver tempo a perder: Daniel foi convocado para a edição de 2013 do torneio e assumiu-se como uma das grandes figuras da equipa, tendo apontado um golo à Colômbia.

Confirmou-se posteriormente o acordo com a AS Roma, avaliado em mais de dois milhões de euros – o maior da história do futebol australiano.

Rápido, ágil e destemido, Daniel de Silva destaca-se pela qualidade técnica, pela enorme visão de jogo e pela competência no passe. Apesar da acutilância ofensiva, não descura no aspeto tático e revela sentido de entreajuda no momento defensivo. Pelo contrário, demonstra fragilidade em termos físicos, esperando-se por isso que a mudança para a Europa coloque o trabalho de ginásio no seu plano de treinos.




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Daniel Peter de Silva
Posição principal: médio ofensivo
Posições secundárias: extremo direito e extremo esquerdo
Data de nascimento: 06/03/1997
Naturalidade: Perth (Austrália)
Altura: 1,70 m
Clube anterior: FW NTC (Austrália)

Total de visualizações