sábado, 17 de janeiro de 2015

RB Leipzig: a nova potência do futebol alemão

Publicado no blogue Passe de Letra:
"Peça-chave numa estratégia de marketing brutal, o RB Leipzig tem nos últimos anos saltado com facilidade de divisão em divisão, rumo à 1. Bundesliga. Apesar do reduzido mediatismo a nível europeu, é já a equipa mais controversa da nação germânica e vai desencadeando diversas reações por todo o país. Tal como o nome sugere, o clube é detido pela poderosa Red Bull, sendo, aliás, o mais recente no portfólio da marca. Depois de se fixar em vários países (Áustria, Brasil, Estados Unidos e Gana), a multinacional de bebidas energéticas decidiu tentar a sua sorte num dos epicentros do futebol mundial. O motivo? Simples: só assim conseguirá ter sucesso na montra que é a Liga dos Campeões. Para tal, a Red Bull está disposta a gastar muito dinheiro.

O primeiro passo consistiu na compra de licença para disputar uma das divisões secundárias da Alemanha. Estudados vários clubes, chegou-se à conclusão de que o mais adequado para tal seria oSSV Markranstädt, do quinto escalão. Procedeu-se, então, à aquisição dos direitos desportivos do modesto conjunto, que naturalmente regressou aos regionais. A resistência por parte dos seus fãs, ainda que existente, ficou longe da que poderia ter oferecido a massa adepta de um dos outros emblemas.

Assim, a dezanove de maio de 2009 era oficialmente fundado o RasenBallsport Leipzig. Devido às regras em vigor, a empresa não pôde colocar o seu nome na designação do clube, tendo, portanto, optado por um outro que permitisse ostentar a sigla RB. Pelo contrário, clubes como Bayer 04 Leverkusen ou VfL Wolfsburg podem fazê-lo porque existem há mais de vinte anos e contribuíram para o crescimento do futebol alemão. Seguidamente, a marca austríaca garantiu a utilização, por uma década, de um dos estádios do Mundial 2006, o Zentralstadion, alterando depois o seu nome: atualmente, o RB Leipzig atua no Red Bull Arena, um recinto de topo com capacidade para 44 500 espectadores.

À data da fundação, o objetivo do clube era claro: chegar à Bundesliga até 2019, dispondo, para isso, de cem milhões de euros. Quase seis anos volvidos, a meta será certamente outra, já que o conjunto disputa a 2.Bundesliga e está em boa posição para assegurar a subida. Ou seja, em apenas cinco temporadas, o RB Leipzig subiu três divisões e pode fazê-lo novamente já em 2015. Embora dinheiro não seja problema, a entidade germânica tem crescido de forma bastante estruturada e sustentada. Ao invés de dispender quantias astronómicas na contratação de atletas de créditos firmados, a aposta tem recaído em jovens de valor e com um potencial enorme.

Joshua Kimmich (campeão europeu sub-19, que entretanto chegou a acordo com o FC Bayern Münich), Ante Rebić (talento croata cedido pela ACF Fiorentina), Massimo Bruno (prodígio belga que vai rodando no FC Red Bull Salzburg, provavelmente, até à promoção do RB Leipzig), ou Rani Khedira (irmão de Sami e internacional jovem pela Alemanha) são os exemplos mais flagrantes.

Os atuais regulamentos da federação germânica indicam que os clubes devem ser geridos por uma comunidade, e não por uma única empresa ou pessoa. De alguma forma, a RB Leipzig contornou a legislação e, como consequência, tem sido fortemente criticado em quase todo o país. Segundo os mais desagradados, o Leipzig é um "clube de plástico" e põe em causa a cultura do futebol alemão. Apesar de tudo, o conjunto da Red Bull é já o mais forte da Alemanha Oriental. Graças ao poderio económico, vai começando a assustar os gigantes do outro lado do muro e faz os adeptos sonhar. Não é motivo para menos: é toda uma região que volta a entrar no mapa do futebol."

Total de visualizações