quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Martin Ødegaard (Strømsgodset IF)



Quinze anos, físico frágil e um potencial inacreditável. Martin Ødegaard é atualmente o adolescente mais famoso do futebol mundial e pretendido por todos os grandes clubes da Europa. Já opção na seleção principal da Noruega, o jovem atacante pode, a partir do próximo dia 17 – data do seu 16º aniversário –, negociar a transferência para outro país. A decisão que tomar será absolutamente fulcral para o sucesso da sua carreira. Caso acerte, estaremos seguramente a assistir aos primeiros passos de um dos futebolistas mais talentosos das últimas décadas.


Filho de um antigo jogador do Strømsgodset, desde cedo que Martin tem vindo a crescer no clube norueguês. Em abril deste ano, confirmando todas as expectativas, estreou-se pela equipa principal e tornou-se no mais jovem de sempre a atuar na Tippeligaen. Em pouco tempo revelou-se indiscutível e superou a barreira dos vinte jogos, somando ainda cinco golos e seis assistências, números que lhe valeram a distinção de jogador jovem do ano no campeonato norueguês.

Meses depois, o impensável aconteceu. Per-Mathias Høgmo convocou-o para a seleção principal do país nórdico e, diante da Bulgária, Ødegaard tornou-se no atleta mais novo de sempre a atuar na qualificação para um Campeonato da Europa, o que aguçou ainda mais o apetite dos "tubarões" do Velho Continente. Apesar de tudo, tem demonstrado maturidade e já revelou que escolherá o seu destino olhando para as possibilidade de desenvolvimento e não para o nome da equipa.

Martin Ødegaard é o completo oposto daquilo que esperamos de um jogador do Norte da Europa. Conjugando velocidade e agilidade com classe e mobilidade, destaca-se pelo incomum toque de bola e pela grande qualidade de passe a "rasgar". Ademais, cria enormes desequilíbrios através do drible, demonstra capacidade de decisão no último terço e lê o jogo com um jogador no auge da carreira, o que lhe permite espalhar perigo na chegada a zonas de finalização. Pela negativa, de salientar a já referida pouca robustez física e o reduzido trabalho defensivo.




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Martin Ødegaard

Posição principal: médio ofensivo

Posição secundária: extremo direito e extremo esquerdo

Data de nascimento: 17/12/1998

Naturalidade: Drammen (Noruega)

Altura: 1,76 m

Total de visualizações