Resgatado no passado Verão ao CD Tenerife, Ayoze é mais uma prova viva da existência de talento nas divisões secundárias do futebol europeu. Lançado às feras na última época, assumiu-se como talento maior da Liga Adelante e gerou cobiça por parte de vários clubes de nomeada do Velho Continente, entre eles o FC Porto, que chegou a ter um pré-acordo para a transferência do jovem atacante.
No Tenerife desde os onze anos, Ayoze Pérez chegou à equipa B ainda com idade de júnior. Após uma temporada de amadurecimento entre os mais velhos, somou em 2012/13 os primeiros minutos pelo plantel principal, que na altura disputava ainda o terceiro escalão do futebol espanhol. Embora não tenha conseguido ser opção regular, pôde acrescentar ao seu palmarés a subida de divisão.
Ano novo, papel novo: no ano desportivo transato, conquistou espaço na equipa titular e em pouco tempo tornou-se na principal referência do Tenerife. Superou a barreira dos 2800 minutos de jogo e apontou dezasseis golos, marca que levou às Canárias olheiros provenientes de toda a Europa. O Newcastle adiantou-se à concorrência e comprou o passe de Ayoze por dois milhões de euros.
Já na Premier League, o jovem espanhol foi pela primeira vez chamado a uma seleção jovem de 'nuestros hermanos'. A contar para a qualificação referente ao Europeu Sub-21, defrontou as congéneres húngara e austríaca e entrou no vasto radar da 'Roja', que recentemente até estreou os pontas de lança Paco Alcácer e Munir El Haddadi.
Extremamente móvel dentro das quatro linhas, Ayoze Pérez é um avançado temível pela qualidade técnica e pela velocidade. Forte no drible, demonstra um apurado faro de golo e boa capacidade de remate, sobretudo de pé direito.
Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Ayoze Pérez Gutiérrez
Posição principal: ponta de lança
Posições secundárias: segundo avançado, extremo direito e extremo esquerdo
Data de nascimento: 01/07/1993
Naturalidade: Santa Cruz de Tenerife
Altura: 1,79 m