segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Relatório: Sergi Samper (FC Barcelona)


Doze anos de formação em “La Masia” servem como agradável ponto de partida para uma abordagem ao perfil de Sergi Samper, médio espanhol de 19 anos que Tottenham e Arsenal já quiseram resgatar ao Barcelona. O percurso de Samper no emblema da Cidade Condal começou em 2001, e actualmente integra a equipa B do clube, embora seja frequentemente chamado aos trabalhos da equipa principal, agora às ordens de Luís Enrique. Estreou-se recentemente na Liga dos Campeões, frente ao APOEL, no primeiro jogo dos Catalães na prova em 2014/15.


Jogando como elemento mais recuado do 4x3x3 escalonado pelo técnico do Barça, o mediatismo de um jogo da Liga dos Campeões fez com que a imprensa internacional rapidamente colocasse Samper na pista de Busquets. E de facto, as características de Samper remetem-nos para essa comparação. Não sendo um dos mais exuberantes talentos formados pela academia do Barça, é com naturalidade que surgem as associações a um homem que faz quase que um “trabalho invisível” no esquema dos “Blaugrana”. 

Samper faz parte da nova linha de “6” que os treinadores têm privilegiado, e é este perfil que no Barcelona se pretende: Mais cerebral que físico. Fluidez a soltar a bola, qualidade no toque, critério na movimentação e no posicionamento. Note-se também a forma como lê o jogo e aborda os lances, o que lhe confere a capacidade de jogar mais subido no terreno. Aliás, Samper fez boa parte da sua formação numa posição mais avançada. 

Em entrevista à Barça TV, Samper confessou que Xavi foi durante vários anos o seu principal modelo, mas deu razão ao que a imprensa tem escrito: Nos últimos tempos, por influência da fixação na posição “6”, passou a dar mais atenção aos jogos de Sergio Busquets. 

Este ano, apesar do voto de confiança dado por Luis Enrique, é expectável que continue a jogar essencialmente pela equipa B. No entanto, na próxima temporada, ascender em definitivo à equipa principal poderá ser uma realidade e aí travará um interessante duelo precisamente com Busquets, seu concorrente directo e… Modelo que molda a sua forma de jogar.



Total de visualizações