domingo, 7 de setembro de 2014

O ninho da Águia: Victor Lindelof

Publicado na AABE:


"Discreto dentro e fora das quatro linhas, Lindelof, atleta internacional pelas seleções jovens suecas, está a cumprir a sua terceira temporada de águia ao peito. Contando já com um elevado número de jogos na Liga de Honra, é um dos elementos da atual equipa B em quem Jorge Jesus deposita maiores esperanças, não deixando de ter ainda assim uma árdua tarefa pela frente, caso almeje a promoção ao plantel principal.

Nascido e criado na cidade de Västerås, Suécia, fez grande parte da sua formação no Västerås SK, clube cuja primeira equipa compete atualmente na Terceira Divisão nacional. Logo em 2010, ainda com idade de juvenil, estreou-se pelos seniores, facto que, apesar do contexto, não deixa de ser impressionante.

A titularidade foi o passo que se seguiu. De atleta dos sub-17 a elemento indiscutível no "onze" numa questão de meses, foi surpreendendo cada vez mais pela maturidade exibida no terreno de jogo, tendo por isso começado a dar nas vistas a um nível regional.

A notícia não tardou a espalhar-se e em pouco tempo chegou aos ouvidos do departamento de scouting da Luz. Após várias observações 'in loco', não restaram dúvidas: o clube teria de avançar rapidamente para a contratação do jovem defesa, para que este não fosse "desviado" para um outro canto da Europa.

E assim aconteceu. Em 2011, numa altura em que a temporada 2011/12 não havia sequer chegado a meio, chegou à imprensa a notícia de que um acordo com o Västerås SK havia sido alcançado. Os valores envolvidos na transferência de Lindelof para Portugal (que apenas ficaria consumada no final da época) não foram revelados, mas ficou a saber-se que a sua venda constitui a maior da história do modesto clube sueco.

Chegado a Lisboa com idade de júnior, beneficiou do regresso das equipas B e poucos meses foram necessários para que começasse a evoluír na competitiva Segunda Liga. Numa fase inicial, ainda representou o escalão de juniores (ao serviço do qual se sagrou campeão português), mas rapidamente caiu no goto do técnico Luís Norton de Matos.

Tanto a lateral direito, como a defesa central, ou até mesmo no meio-campo, Lindelof foi presença regular no "onze" até ao final do ano desportivo. Nessa altura, o treinador passou a ser Hélder Cristóvão, mas nem por isso a sua importância no conjunto diminuiu. As qualidades foram sendo aperfeiçoadas ao longo dos meses e a recompensa chegou pela mão de Jorge Jesus.

Foram apenas dois os encontros em que o sueco representou a equipa principal, número que ainda assim foi suficiente para que o seu palmarés fosse ampliado. A primeira oportunidade consistiu num jogo frente ao Cinfães, para a Taça de Portugal. Lindelof esteve em bom plano, mas pelos vistos não suficientemente bem para se fixar no plantel.

Meses depois, veio a segunda chance. Frente ao FC Porto, em pleno Estádio do Dragão, tornou a cumprir com o que lhe foi pedido e inscreveu o seu nome na lista de utilizados na então Liga ZON Sagres. Saldo global? Duas partidas e dois títulos para o currículo de Victor Lindelof.

Mais recentemente, integrou os trabalhos de pré-temporada, onde, chamado a intervir, demonstrou maior competência que atletas como Sidnei ou César. Jorge Jesus, esse, parece ter ficado agradado com as suas prestações no centro da defesa e, não fosse a lesão que o afastou dos relvados nas primeiras semanas, o seu protagonismo poderia ter sido bem maior.

Possante e agressivo, Victor Lindelof é um jogador polivalente – característica que agrada a Jesus -, ainda que ultimamente se tenha vindo a fixar como central, bom no desarme e competente na contenção. Demonstra, para além disso, qualidade nas bolas divididas, excelentes sentido posicional e leitura de jogo e atributos nas alturas."


Total de visualizações