domingo, 13 de julho de 2014

O ninho da Águia: Gonçalo Rodrigues

Publicado na AABE:


"A um passo de se tornar júnior, o médio-centro é visto como uma das pérolas da geração de 97 do futebol encarnado. Ao lado de atletas como Renato Sanches, Aurélio Buta, João Carvalho ou Yuri Ribeiro, ajuda jogo após jogo a fazer com que esta talentosa fornada de jogadores aumente as esperanças de todos aqueles que sonham ver a equipa principal do Benfica composta por "prata da casa". Aos 16 anos, Guga, como é conhecido, prepara-se para iniciar a quinta época consecutiva a atuar no Seixal, algo que certamente não seria possível sem o precioso trabalho do departamento de prospeção do clube da Luz.

Natural de Vila Real de Santo António, deu nas vistas com tão tenra idade que a sua vinda para o Caixa Futebol Campus não foi inicialmente possível. Por isso e também para que a sua evolução fosse acompanhada de perto, procedeu-se à criação do Benfica do Algarve, equipa composta somente por atletas em situação idêntica.

Um ano volvido, passou-se à fase da triagem. Gonçalo Rodrigues não defraudou as expectativas e rumou à Academia do Seixal, juntamente com outros dois colegas. Um deles, Diogo Gonçalves, mantém-se até hoje nos quadros do clube e é até presença regular na seleção portuguesa de sub-17, que recentemente disputou o Campeonato da Europa da categoria, tendo sido eliminada na meia-final por Inglaterra, num encontro em que nove águias atuaram de início.

Contudo, apesar das ligações que já havia estabelecido com a instituição presidida por Luís Filipe Vieira, a viagem rumo à capital poderia até nem ter tomado o rumo que tomou. Isto porque o Sporting tentou desviar o centocampista para Alcochete, convite que foi prontamente rejeitado, tal como nos confirmou o próprio atleta.

Gonçalo Rodrigues manteve-se de águia ao peito e afirmou-se de tal maneira que é hoje encarado como sendo um dos jogadores mais promissores das camadas jovens do campeão português. É provável que na próxima época conquiste um lugar no "onze" da equipa orientada por João Tralhão e se o fizer terá a oportunidade, não só de lutar pelo Campeonato Nacional de juniores, como também de disputar a segunda edição UEFA Youth League. Para já, figura no seu palmarés o título nacional de juvenis de 2012/13.

Em conversa com o autor desta rubrica, o atleta considerou que é um médio com "boa qualidade de passe e de remate", que se destaca pela "garra e intensidade" com que atua. Para além destas qualidades, demonstra ainda versatilidade no centro do terreno (tanto pode atuar a "6", como a "8"), qualidade técnica e resistência física."

Total de visualizações