segunda-feira, 17 de abril de 2017

Nanú, a locomotiva do Atlântico


É na equipa B do Club Sport Marítimo que atua um dos melhores laterais direitos do Campeonato de Portugal Prio. Eulânio Gomes, mais conhecido por Nanú, passou pelas camadas jovens de Benfica e Sporting antes de terminar a sua formação na zona centro do país, no Taboeira e mais tarde no vizinho Beira-Mar, onde completou o seu processo formativo e se estreou nas Ligas Profissionais. Teve ainda um empréstimo fugaz ao Gafanha.


No decorrer desta temporada, tem atuado preferencialmente no lado direito da defesa. No entanto, destaca-se pela polivalência que apresenta, podendo jogar nos dois lados da lateral defensiva e ainda numa função mais atacante, mais especificamente a de extremo. 

Trata-se de um jogador com capacidade ofensiva assinalável, muito forte na condução de bola, no drible e na forma como combina com os colegas, dando assim bastante profundidade ao seu corredor. Inteligente a tomar decisões com bola, apresenta imprevisibilidade no seu jogo, porque ora conduz por fora, onde apresenta boa capacidade para tirar cruzamento, ora arrisca em diagonais para dentro, onde consegue desequilibrar frequentemente. Fisicamente bastante disponível, é rápido, ágil, aguenta bem o choque e tem capacidade para proteger bem a bola. Apresenta ainda uma caraterística importante que é a sua capacidade para jogar com os dois pés.

Defensivamente, e fruto também da sua vocação mais ofensiva, ainda apresenta algumas lacunas a fechar o espaço interior e noutras questões a nível de posicionamento. Contudo, e num mundo futebolístico em que cada vez mais os laterais estão integrados no processo ofensivo da equipa, Nanú pode ser uma solução bastante interessante e válida para qualquer treinador.

Fruto da boa campanha que a sua equipa tem vindo a apresentar, estando a lutar pela subida à 2ª Liga, não tem passado despercebido aos adeptos deste campeonato pela sua capacidade de desequilíbrio. Uma coisa é certa: Nanú apresenta qualidade suficiente para jogar noutros patamares competitivos. Resta saber se chegará pela equipa A do clube ou por outros caminhos.





Bilhete de Identidade
Nome: Eulânio Ângelo Chipela Gomes
Posições: Lateral direito e extremo
Data de Nascimento: 17/05/1994
Naturalidade: Portugal
Altura:  1,77m

Total de visualizações