sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Julian Weigl, o menino bonito de Thomas Tuchel


Chegou, viu e venceu. Muito utilizada no futebol, a expressão pode também ser aplicada ao caso de Weigl, provavelmente a maior revelação da Bundesliga 2015/16. Foi contratado nas primeiras semanas da Era Thomas Tuchel e tornou-se na grande aposta do sucessor de Jurgen Klopp, tendo, até ao momento, participado em todos os encontros da temporada 'borusser'.

Weigl é o médio defensivo moderno, mais de construção do que de destruição. Muito confortável com bola no pé e com técnica necessária para a manter mesmo sob pressão, é um excelente construtor, eficiente e inteligente. Faz passes geralmente "verticais", efetuando a ligação com o setor mais avançado da equipa e revelando visão de jogo, e demonstra uma anormal classe nas suas ações. Defensivamente, apesar da relativa fragilidade física, que o próprio afirma querer corrigir, recupera muitas bolas recorrendo ao excelente sentido tático.

Reforçou o Borussia, mas geograficamente Weigl estava bem próximo do Bayern. Desde os catorze anos que se destacava no Munique 1860, clube que divide o Allianz Arena com o atual campeão germânico. Pep Guardiola também quis contratar um médio defensivo na 2.Bundesliga, é certo, mas a opção recaiu sobre Joshua Kimmich, do RB Leipzig.

Julian Weigl chegou à equipa principal do Munique 1860 no seu primeiro ano como sénior. Apenas seis meses depois, era já capitão de equipa, o que demonstra bem a sua maturidade. Depois veio o Mundial Sub-20, onde nem foi figura de destaque da equipa germânica, seguindo-se a transferência para o Dortmund, por 2,5 milhões de euros.


Chegou ao Signal Iduna Park como “jogador para o futuro”. Porém, a sua maturidade aliada a lesões (logo no Verão) de jogadores com mais nome ditaram a conquista de um lugar no “onze” titular. O seu futebol é ótimo para o de Thomas Tuchel e, naturalmente, tem melhorado com o passar dos meses. A seleção alemã e a Bundesliga bem se podem preparar para mais um médio de enorme quilate para a próxima década.




Bilhete de Identidade
Nome: Julian Weigl
Posição principal: médio defensivo
Posição secundária: médio-centro
Data de nascimento: 08/09/1995
Naturalidade: Bad Aibling (Alemanha)
Altura: 1,87 m
Clube anterior: TSV Munique 1860
Clube atual: Borussia Dortmund

Total de visualizações