domingo, 6 de setembro de 2015

Samed Kilic, pura classe franco-turca


Ainda escondido nos relvados da Ligue 2, Samed Kilic é atualmente um dos grandes nomes das seleções jovens francesas. Descendente de turcos mas nascido nos subúrbios de Paris, destacou-se muito na última edição do Europeu Sub-19, ainda que algo “ofuscado” pelo craque Kingsley Coman.

Com apenas treze anos, Kilic deixou a família e mudou-se para o prestigiado centro de treinos de Clairefontaine, regressando ao fim de semana a casa para jogar pelo seu clube, o modesto Bussy-Saint-Georges FC. Aos quinze, assinou pelo Auxerre, um emblema tradicionalmente formador e lançador de jovens.

Passado pouco tempo chegou às seleções gaulesas e, no Verão de 2014, ascendeu à primeira equipa do Auxerre. Ao todo, realizou três dezenas de encontros oficiais (vinte e cinco dos quais na Ligue 2), ainda com idade de júnior. Por volta de fevereiro, meses antes do Europeu Sub-19, era já seguido por clubes como Chelsea, Manchester City ou Manchester United, embora nenhum desses tenha, que se saiba, feito uma proposta pelo seu passe.

Em relação à Turquia, é um país que, segundo o próprio, adora e que visita todos os anos. Confirma ter tido convites de grandes clubes turcos e da própria federação, mas deverá, se alcançar esse patamar, jogar de azul, sonhando chegar um dia à Bundesliga.

Extremamente maduro e inteligente nas decisões, Kilic é um “10” à antiga, com enorme elegância e que se assume como homem de último passe, graças à excelente visão de jogo que possui. É um médio ofensivo que simplifica o jogo, sabe muito bem onde deve colocar a bola e encanta a cada toque.



Bilhete de Identidade (dados 'Transfermarkt')
Nome: Samed Kilic
Posição principal: médio ofensivo
Posições secundárias: médio-centro e extremo direito
Data de nascimento: 28/01/1996
Naturalidade: Pontault-Combault (França)
Altura: 1,80 m
Clube atual: AJ Auxerre
Clube anteriorBussy-Saint-Georges FC (França)

Total de visualizações