sábado, 5 de setembro de 2015

Fora dos Grandes: Kiki Silva (Sporting de Braga)


O Campeonato Nacional de Juniores encontra-se já na sua quarta jornada e ainda não teve a oportunidade de se estrear aquele que poderá vir a ser em pouco tempo uma das revelações da Zona Norte, visto ter estado lesionado até há pouco tempo, caso de Francisco Silva, conhecido por Kiki, que milita numa equipa do Sporting de Braga que não se encontra também na sua melhor condição, contabilizando apenas 2 pontos em 12 possíveis.

Numa equipa que vem demonstrando alguns problemas, embora solucionáveis, vinha alinhando o mesmo onze, sem resultados, o que levou ao despedimento do técnico esta semana, aguardando-se agora tempos de mudança na equipa júnior do Sp. Braga: novo treinador e muito provavelmente a entrada de Kiki na equipa.

Até ao momento, o jovem jogador de 17 anos apenas foi convocado para o encontro frente ao Rio Ave, no entanto sem ter tido a possibilidade de alinhar num percurso que é encarado com naturalidade para um jovem jogador que se vem ainda adaptando a um futebol diferente, que no Norte, segundo o próprio jogador, “é mais rápido, tático e rijo e ao qual já me estou a habituar melhor, e com o tempo vou trabalhar para conseguir o meu lugar.”

Mais do que com palavras, o extremo responde com muito e bom futebol que exibe desde os tempos em que se iniciou no Sp. Lourel, passando depois por 1º Dezembro e Estoril para agora representar o Sp. Braga; tudo começou quando ainda em idade de escola o jovem competia junto dos mais velhos que depois subiram de escalão para os Infantis enquanto Kiki se manteve por ter ainda um ano a cumprir como Escola.

Pouco depois, o futebolista partiu para o 1º Dezembro por opção dado ter existido um problema na Direção do Lourel que levou todos os jogadores de vários escalões do clube a partir para o emblema de Sintra, incluindo Kiki, que não se arrependeria da escolha.

No 1º Dezembro o talentoso jogador dava nas vistas e na sua estada no clube chegou por diversas vezes a cumprir treinos em Benfica e Sporting sem que nunca nada se tenha concretizado em termos de mudança permanente, passando a sua escolha pelo Estoril, que o tinha já convidado por várias vezes a mudar-se para os seus quadros, o que demorou a acontecer por iniciativa do jogador que apenas se decidiu a aceitar no seu primeiro ano de juvenil.

O atleta, que nos últimos anos tem jogado como extremo, ainda que assuma a sua preferência em jogar como número 10, alimentou durante algum tempo a dúvida entre Belenenses e Estoril, que o disputavam, e após algum tempo para pensar optou pelo segundo clube no qual cumpriu uma primeira época como Juvenil B de muito boa qualidade na qual apontou alguns golos e um superior número de assistências.

O sucesso no clube da Linha fez com que Kiki tivesse voltado a treinar no Sporting, onde novamente não lhe chegaram novidades referentes a uma possível transferência, regressando ao carinho que lhe era dado pelos responsáveis do Estoril, que o conheciam melhor como pessoa e como atleta e o faziam sentir-se um dos seus.

Acarinhado pelo clube, o jovem jogador partiu para a época transata como juvenil A disputando o Campeonato Nacional de Juvenis, no qual tudo voltou a correr-lhe pelo melhor com boas exibições numa época que resultou em que no período da Páscoa tenha sido selecionado para representar a Seleção Distrital da AF Lisboa em sub 17, que disputava um torneio perante outros adversários de valia como a AF Braga, a AF Porto ou a AF Viana do Castelo.

O encontro em que alinhou correu sobre rodas a Kiki, que nessa altura fez surgir o interesse de uma série de clubes no seu concurso, a começar pelo Sp. Braga, ao qual haveria de dar primazia, mas também a outras equipas nortenhas, que às qualidades diagnosticada juntaram o sempre interessante facto de no Estoril o atleta ter até ao final da época chegado a jogar por várias vezes de forma oficial ao serviço dos Juniores.

Com as cores do Estoril o médio suscitou as atenções de Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira, Tondela, Rio Ave, Boavista e novamente Belenenses, Gil Vicente e também no final desta época o Estoril ofereceu contrato de formação na perspetiva de o segurar, o que acabou por não suceder pois Kiki optou por tomar outras decisão para a sua carreira, chegando também a ser colocado a par do interesse que acabou por confirmar-se e quase proporcionar uma mudança para o estrangeiro.


Esteve próxima a concretização de uma primeira época enquanto júnior a jogar na Holanda, mais concretamente no Groningen. No entanto, foi o próprio jogador a optar por permanecer em Portugal, ainda que também longe da sua família, pois estando no mesmo pais a proximidade é completamente diferente, um conforto pessoal que o levou a rubricar contrato de formação com os Guerreiros do Minho, ao serviço dos quais espera vingar como profissional.



Bilhete de Identidade
Nome: Francisco Pedro Tiago Silva
Posição: extremo
Data de nascimento: 14/02/1998
Clube atual: Sporting Clube de Braga
Clube anterior: GD Estoril-Praia

Total de visualizações