quinta-feira, 4 de junho de 2015

Breel Embolo, diamante lapidado por Paulo Sousa


Aos 18 anos, Breel Embolo é, depois do extremo Xherdan Shaqiri, a última grande esperança do futebol suíço. Aposta do português Paulo Sousa na primeira equipa do Basileia, está já referenciado por meia Europa, antevendo-se um negócio milionário nas próximas épocas. 

Filho de pais camaroneses, nasceu em 1997 na capital do país africano, Yaoundé. Em 2003, mudou-se com a família para a cidade de Basileia. Depois de se destacar nas camadas jovens do Old Boys, deu o salto para o grande clube da cidade, onde desde cedo foi estrela.

Ainda como juvenil, na temporada 2013/14, estreou-se pela primeira equipa, enchendo de esperança os adeptos da equipa helvética. Já na época que agora termina, Paulo Sousa apostou a sério em Embolo e este não desiludiu: dezassete golos e treze assistências em quarenta e dois jogos distribuídos pelas várias competições, tornando-se inclusivamente no sexto mais jovem de sempre a marcar na Liga dos Campeões, numa partida diante do Ludogorets.

Marco Streller, capitão e símbolo do emblema suíço, afirmou que “o meu coração se alegra quando o vejo jogar”. De facto, o miúdo que tem como ídolo Mario Balotelli é um talento fora de série e apresenta potencial para chegar muito longe. Como tal, é já internacional A pela Suíça, tendo somado a primeira internacionalização perante os Estados Unidos da América.


Avançado muito móvel, Breel-Donald Embolo é um portento físico, juntando velocidade, capacidade de aceleração e força. Eficiente a jogar de costas para a baliza, revela boa qualidade técnica, descaramento suficiente para partir para cima do adversário e competência na finalização.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Breel-Donald Embolo
Posição principal: ponta de lança
Posição secundária: extremo direito
Data de nascimento: 14/02/1997
Naturalidade: Yaoundé (Camarões)
Clube atual: FC Basileia (Suíça)
Clube anterior: BSC Old Boys (Suíça)

Total de visualizações