domingo, 5 de abril de 2015

O ninho da Águia: Gedson Fernandes

Publicado na AABE


"Contabilizando somente dezasseis primaveras, o polivalente Gedson Fernandes é, no que ao escalão de juvenis diz respeito, uma das grandes surpresas da temporada. A forma como se impôs num plantel maioritariamente composto por atletas mais velhos e sobretudo a conquista de um lugar na seleção portuguesa de sub-17 fazem dele um dos valores mais seguros da muito interessante geração de 1999 do Benfica.

Jogador de ascendência são-tomense, Gedson chegou ao Seixal proveniente do Sport Clube Frielas, da AF Lisboa. Apesar dos bons desempenhos nos primeiros tempos de águia ao peito, foi na temporada passada que mais deu nas vistas. Ao lado de jogadores como José Gomes, João Filipe ou Jordan van der Gaag, sagrou-se, após vitória por 2-3 no terreno do FC Porto, campeão nacional de iniciados, dando início a um palmarés que se prevê extenso.

Devido à importância que teve na caminhada para o título, transitou diretamente para a equipa de Juvenis A, onde rapidamente se assumiu como peça importante. Destaque desde logo no Caixa Futebol Campus, a sua afirmação chegou igualmente aos ouvidos de Filipe Ramos, selecionador nacional sub-17, que prontamente o promoveu ao escalão.

Quando questionado pelo autor destas linhas relativamente ao potencial do atleta, Rafael Reis, jornalista de 'VAVEL' e 'A Bola', parece não ter dúvidas: "embora Gedson seja ainda juvenil e necessite de completar algumas etapas na sua formação, neste momento possui todas as competências para se prever que poderá ter uma carreira de sucesso. Digo isto precisamente pelo facto de ter já desenvolvido diversas competências que usualmente podem demorar um pouco mais a trabalhar num futebolista".

Em seguida, inicia a descrição propriamente dita do internacional sub-17: "o aspecto que mais me impressiona em Gedson Fernandes é a componente física e a forma como a adequou a diversas funções no terreno. Assim, se numa fase mais anterior da sua formação chegou a ser tido como um mero ponta-de-lança, o desenvolvimento que conheceu nas vertentes tática e técnica fez com que fosse capaz de recuar no terreno e aprimorasse as suas qualidades. Hoje em dia é até difícil precisar qual a sua posição preferencial".

"A inteligência ao nível posicional e na entrega da bola e a qualidade técnica podem torná-lo num moderno 10, num 8 (evoluiu também bastante na recuperação da bola) ou, quem sabe, num muito oportunista segundo avançado". Para além disso, Gedson possui um elevado poder de explosão, boa capacidade na construção e organização de jogo e inteligência nos movimentos de rutura."

Total de visualizações