quarta-feira, 1 de abril de 2015

Jeremie Boga, a nova potência bleu


No Chelsea desde o escalão sub-12, Jeremie Boga é um dos vários diamantes em bruto que José Mourinho poderá, num futuro próximo, lapidar. Ao lado de estrelas em ascensão como Loftus-Cheek (ver aqui), Solanke ou Musonda (ver aqui), tem sido peça-chave na fantástica campanha dos blues na UEFA Youth League – defrontarão na meia-final da prova a AS Roma –, sendo igualmente importante na equipa sub-21.

Nascido em França, Boga mudou-se com tenra idade para Londres, onde o seu pai passou a trabalhar. Abandonou, então, o modesto ASPTT Marselha e integrou as camadas jovens do Chelsea. O seu futebol, esse, não mais esmoreceu. Nos anos seguintes alcançou enorme sucesso em Cobham – localização da academia dos ingleses -, atuando sempre em escalões etários superiores.

No primeiro ano de juvenil, deu que falar na NextGen Series – competição que deu origem à Youth League – e, no ano seguinte, assinou uma série de boas exibições na prova oficial da UEFA, para além de ter conquistado a Premier League Sub-21. A sua afirmação total nas camadas jovens do Chelsea estaria, no entanto, reservada para a presente época, já que adquiriu ainda mais importância nas suas equipas, levando o clube a uma meia-final europeia (marcada para 10 de abril). A nível
internacional, Boga é atualmente membro da seleção francesa de sub-19.

Como seria de esperar, a sua ascensão não passou ao lado de José Mourinho e este fez questão de o ter na última pré-temporada, onde Boga chegou inclusivamente a fazer o gosto ao pé. Embora seja ainda júnior de primeiro ano, o seu imenso potencial exige já superiores níveis competitivos. Supondo que não chegará à primeira equipa em 2015/16, não seria de estranhar que fosse cedido a uma equipa sénior, de modo a não estagnar a sua evolução e continuar a almejar Stamford Bridge.


Forte fisicamente, Jeremie Boga é um atacante com excelente visão de jogo e qualidade técnica muito acima da média. Possui um potente e colocado remate (de bola parada ou corrida), mas é porventura no drible que mais se destaca, superando inúmeros opositores em cada encontro recorrendo sobretudo à velocidade. Pela negativa, é ainda demasiado individualista, devendo tornar-se mais objetivo para alcançar a excelência.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'The Chels')
Nome: Jeremie Boga
Posição: médio ofensivo
Data de nascimento: 03/01/1997
Naturalidade: Marselha (França)
Clube atual: Chelsea FC (Inglaterra)
Clube anterior: ASPTT Marselha

Total de visualizações