quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

SL Benfica: Uma geração de sonho

Publicado no blogue Passe de Letra:

"E assim, quase sem se dar por isso, vai surgindo no Seixal uma fornada de jogadores que arrisca seriamente tornar-se na mais talentosa que alguma vez evoluiu no Caixa Futebol Campus. Uma geração que, para espanto de muitos, cedeu nove jogadores à equipa titular que perdeu a meia-final do último Campeonato da Europa U17. Um conjunto de jogadores que promete marcar o ano de 1997 a vermelho na história do SL Benfica.

Uns chegaram ao clube para crescer nas escolinhas de formação, outros foram reforçando a Academia... Gradualmente, a fornada de 97 das "águias" foi-se tornando mais forte e apresenta hoje talento para dar e vender, na maioria das posições do campo. À exceção da baliza, todos os outros setores estão a preparar uma candidatura à primeira equipa. Não aproveitar toda esta qualidade seria um crime. E a verdade é que o clube, revelando crescimento ao nível das camadas jovens, foi tratando de desimpedir o caminho à afirmação destes jovens. Grande parte do "onze" de juniores está a cargo dos de primeiro ano, e até na equipa B vão aparecendo três e quatro de cada vez. Garantindo já esta temporada a titularidade na formação secundária, alguns destes talentos estão inclusivamente a superar Gonçalo Guedes, que no primeiro ano de júnior apenas disputou uma partida referente à Segunda Liga Portuguesa.

Uns são já habituais nos U19 portugueses, outros dominam as convocatórias para os U18. Sublinhado na agenda está naturalmente o Campeonato do Mundo U20 de 2017, que coincidirá precisamente com o último ano em que estes elementos estarão disponíveis para a faixa etária. Se não se encontrarem já noutros patamares, poderão fazer história na Coreia do Sul. Conheçamos, então, cada um deles.

Renato Sanches é, sem sombra de dúvida, a jóia da coroa. O poderoso 'box-to-box' é titular no conjunto de Hélder Cristóvão e até já foi convocado por Jorge Jesus. Fazendo do drible e da força as suas principais armas, é o valor em que os dirigentes mais acreditam, esperando-se que em 2015/16 possa ter algum papel na primeira equipa. Oliver Šarkić, ponta de lança montenegrino, chegou esta temporada da formação do RSC Anderlecht e é o único estrangeiro da fornada. Apesar de ter somado alguns minutos pelos juniores, foi desde início presença em treinos das equipas A e B, tendo ocupado recentemente o espaço deixado livre por Rui Fonte.

João Carvalho, por seu turno, é um 'número 10' adaptado a extremo, admirado por Hélder Cristóvão e, naturalmente, presença regular no segundo escalão do futebol luso. Apresentando um crescimento progressivo, é de esperar grandes feitos no futuro. Diogo Gonçalves, extremo esguio e veloz, tem acompanhado João Carvalho nesta transição, somando várias convocatórias para a turma B dos encarnados. Em igual situação está o lateral esquerdo Yuri Ribeiro, irmão de Romeu Ribeiro, que, embora ainda não se tenha estreado, já pôde sentir o ambiente do futebol profissional em várias ocasiões.

Ainda no plantel de juniores encontra-se Rúben Dias, defesa central forte em todos os aspetos, sub-capitão de equipa e da seleção U19, factos que demonstram bem a sua enorme maturidade. Começou como suplente, mas tem relegado Ricardo Carvalho, atleta mais velho, para o banco de suplentes. Pedro Rodrigues, protótipo do trinco do futebol moderno, foi um dos destaques do início desta temporada pela maneira como se impôs na manobra de João Tralhão. Embora possua debilidades na recuperação da bola, compensa-as com uma qualidade muito acima da média na construção de jogo. Gonçalo Rodrigues, médio-centro de baixa estatura, é outra das pérolas que vão evoluindo no Caixa Futebol Campus, ao serviço da equipa júnior. Forte fisicamente, possui boa qualidade técnica e capacidade de passe assombrosa. A seguir com muita atenção.

Ainda em fase de afirmação no escalão U19, Hugo Santos, também titular na seleção U17 que disputou o Europeu em 2014, é um lateral direito baixo e fisicamente frágil, mas competente em termos táticos e perigoso no último terço do terreno. Aurélio Buta é um extremo explosivo, forte tecnicamente e várias vezes internacional por Portugal, mas no presente ano desportivo tem estado mais escondido, à semelhança do avançado-centro Hugo Neto, capturado no último Verão ao SC Braga. Apesar do reduzido número de minutos, tem revelado apurado faro de golo, sendo uma das grandes esperanças para a próxima temporada. Francisco Ferreira e Pedro Amaral, respetivamente central e lateral esquerdo, começaram a época cedidos ao satélite Casa Pia AC, mas regressaram ao Seixal em janeiro, possivelmente para precaver novas promoções à equipa B. Quem também foi emprestado ao abrigo de um protocolo estabelecido pelo SL Benfica foi o ponta de lança Fábio Novo, que se mantém no Estádio Pina Manique, apesar do historial de seleções jovens."

Total de visualizações