quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Kevin Akpoguma (TSG 1899 Hoffenheim)



Perfeito desconhecido até há bem pouco tempo, Akpoguma é um dos jogadores mais promissores da nova fornada de talentos alemã. Apesar da ascendência nigeriana, leva já quatro anos a representar a 'Mannschaft', ao serviço da qual venceu o Europeu de Sub-19 de 2014, tendo na grande final defrontado a congénere portuguesa.

Formado (quase na totalidade) no Karlsruher, do terceiro escalão do futebol germânico, Kevin Akpoguma contou com algum destaque a nível nacional durante a campanha que culminou num sempre honroso segundo lugar na edição de 2012 do Campeonato da Europa de Sub-17. Meses depois, ainda com idade de júnior de primeiro ano, realizou os primeiros encontros como sénior e passou ele mesmo a constituir mais uma prova da tremenda aposta que os clubes alemães fazem nos "produtos" das suas camadas jovens.

As suas atuações não passaram despercebidas e no final da temporada 2012/13 deu o salto para o Hoffenheim, clube que pelo seu passe despendeu um milhão de euros. Não por acaso, foi nesse mesmo Verão condecorado na categoria de sub-18 com o prémio Fritz Walter, galardão que em cada ano distingue os três melhores jovens das faixas etárias de sub-17, sub-18 e sub-19 a atuar em competições da Alemanha. 

Já na última época, entrou de forma indiscutível na segunda equipa do Hoffenheim e disputou grande parte das partidas para o campeonato, adquirindo ritmo competitivo suficiente para confirmar a titularidade na seleção nacional de sub-19, que, como anteriormente referido, conquistou o Europeu da categoria.

Fisicamente muito evoluído (alto, rápido e forte), Akpoguma é um defesa duro, agressivo no desarme e forte no jogo aéreo (tanto em momento defensivo como ofensivo). Para além disso, demonstra disciplina tática e qualidade na antecipação. Um jogador na linha de Jérôme Boateng.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Kevin Akpoguma



Posição principal: defesa direito



Posições secundárias: defesa central e defesa esquerdo



Data de nascimento: 19/04/1995



Naturalidade: Neustadt an der Weinstrasse (Alemanha)



Altura: 1,92 m

Total de visualizações