terça-feira, 16 de setembro de 2014

A família Hazard

Publicado no blogue Passe de Letra:

"Apelidado de desporto-rei, o futebol é, sem margem para dúvidas, o passatempo favorito de milhões e milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo. Em países dominados pela modalidade, é sonho de qualquer criança vir a tornar-se jogador profissional. Como não poderia deixar de ser, alguns, entre milhares, conseguem-no. Questão genética ou não, surgem por vezes, na alta-roda do futebol, duplas de irmãos. Inevitavelmente, sobretudo por serem tão poucas as vagas disponíveis, qualquer uma delas é motivo de espanto e admiração. Casos não faltam. E há para todos os gostos. Vejamos, então, alguns exemplos. 

Há cerca de trinta anos, apareceu na Juventus Michael Laudrup, que mais tarde representaria Barcelona e Real Madrid; anos mais tarde surge o seu irmão Brian, jogador com passagens por Bayern Munique, AC Milan e Chelsea. Quase em simultâneo, emergem os gémeos Ronald e Frank de Boer, sendo que o segundo é atualmente técnico do tetra-campeão holandês Ajax. Mais recentemente, Kolo e Yaya Touré cruzaram-se no Manchester City, onde juntos venceram uma Premier League. 

Noutros campeonatos, Jérôme e Kevin-Prince Boateng têm vindo a escrever histórias paralelas. Em comum, têm quase exclusivamente o facto de já terem disputado Campeonatos do Mundo, provas nas quais chegaram a pisar o mesmo relvado. Aconteceu há quatro anos na África do Sul e repetiu-se este Verão no Brasil. No entanto, o mais incrível não é este facto, mas sim o de terem defendido diferentes nações: Jérôme, a Alemanha, e Kevin-Prince, o Gana. Em semelhante situação encontramos Thiago e Rafinha Alcântara. O primeiro é internacional A por Espanha. Já o segundo, igualmente formado no Barcelona, soma presenças nos escalões jovens do Brasil. Por último, mas de forma não menos impressionante, podemos observar os ainda desconhecidos irmãos Babunski. David, o mais velho, cresceu em La Masia e é atualmente jogador do Barcelona B. Dorian, ainda júnior, representa há várias temporadas o rival Real Madrid. 

Muitos mais casos poderíamos constatar, mas não é esse o motivo que aqui nos trouxe. Ficou admirado com os anteriores exemplos? Pois bem, está hoje a surgir uma linhagem que promete vulgarizar todos eles: a da família Hazard, como o título deste artigo indica. 
Eden, de 23 anos, é o irmão mais velho e dispensa grandes apresentações. Atualmente no Chelsea, é admirado pela grande maioria dos apaixonados pelo desporto-rei e apontado como um dos possíveis candidatos à Bola de Ouro, após o infindável duelo entre Cristiano Ronaldo e Messi. 

Thorgan, por seu turno, soma vinte e uma primaveras e é uma das maiores esperanças do futebol belga. Contando com um trajeto em termos nacionais exatamente igual ao de Eden, rumou com apenas 14 anos aos franceses do Lens, onde não só concluiu a sua formação, como se estreou entre os "crescidos". Em 2012, um mês após a transferência do irmão mais velho para o Chelsea, assinou também pelos 'blues'. No entanto, de imediato foi cedido ao Zulte Waregem. Na primeira temporada ambientou-se e na segunda explodiu. Muitos minutos, excelentes exibições e a estreia pela seleção principal. Terminou o ano com a eleição de melhor jogador da Jupiler Pro League e contou inclusivamente com a presença de José Mourinho num dos seus jogos. 

Ainda "verde" para se juntar a Eden, foi novamente emprestado, desta feita, aos alemães do Borussia Moenchengladbach, onde se espera que alcance o patamar competitivo necessário para chegar a um dos colossos da Premier League. O salto é grande e Thorgan tem perfeita noção disso. "Tenho de tornar-me numa máquina para jogar na Liga Inglesa", afirmou o jovem médio ofensivo. Já quando questionado sobre as suas metas, o belga não hesitou: "temos personalidades diferentes, mas vou tentar atingir o nível de Eden. Temos o sonho de jogar juntos no Chelsea". Um jogador a acompanhar na presente edição da Bundesliga. 

Por fim (ou não...), temos Kylian Hazard, atleta de apenas 19 anos. Formado no Tubize e no Lille, clubes por onde passou Eden, disputou na época transata, ainda como júnior, a Segunda Divisão belga, ao serviço do White Star. As suas qualidades chamaram a atenção e os dirigentes do Zulte Waregem não tiveram dúvidas. A 25 de junho de 2014, assinou pela entidade primodivisionária, possivelmente para substituir Thorgan. Curiosamente, na mesma altura foi também contratado Jonathan Benteke, irmão mais novo de Christian, internacional A pelos "diabos vermelhos". 

Sabendo-se da aposta que o Zulte Waregem faz na juventude, é bem possível que Kylian cresça muito ao longo dos próximos anos. Se chegará ou não ao nível de Eden, é ainda cedo para dizer. Mas uma coisa é certa: o seu potencial justifica uma carreira de sucesso. Se este se confirmar, a família Hazard poderá conseguir algo único, inscrevendo o seu nome nos anais da História do futebol. 

Como se não bastasse, há ainda Ethan Hazard, que, com apenas onze anos de idade, joga nas camadas jovens do Tubize, clube belga por onde passaram todos os seus irmãos. Há quem diga que o mesmo já vai mostrando habilidade para o futebol, mas com tão tenra idade é impossível prever o seu futuro. Qualquer coisa pode acontecer. Observando todo este talento, surge inevitavelmente uma questão: qual a sua origem? Eden, o mais velho, responde de forma simples: "Somos quatro irmãos e todos jogamos. Quem é o melhor? A minha mãe! Ela foi jogadora. Toda a gente em nossa casa joga futebol"."

Total de visualizações