domingo, 24 de agosto de 2014

O ninho da Águia: Tiago Dias

Publicado na AABE:


"No clube há pouco mais de um ano, o extremo juvenil é claramente um dos mais interessantes projetos de jogador da geração de 98 do Benfica. Polémico pela sua vinda para o Seixal, tem demonstrado nos últimos meses por que motivo foi feito um esforço pela sua contratação. Numa equipa que, olhando às recentes fornadas do campeão nacional, deixa um pouco a desejar, Tiago Dias é um dos poucos atletas com potencial para almejar altos voos.

Nasceu para o futebol no Sporting CP, eterno rival dos encarnados, onde ao longo das três primeiras temporadas de leão ao peito atuou em campos de futebol 7. Efetuando a transição para as dimensões convencionais com doze anos de idade, e ainda a jogar no Estádio Universitário, provou ao longo da época 2010/11 que tinha a qualidade necessária para permanecer nos quadros da instituição e dar o difícil "salto" para a Academia de Alcochete.

Dois anos depois, após uma campanha para a qual foi muito importante, sagra-se campeão nacional de iniciados e assume-se como um dos nomes para o futuro do clube. Mas eis que, subitamente, ocorre o improvável: transfere-se, envolto em polémica (com repercussão na imprensa portuguesa), para o Benfica e abandona a entidade que representou ao longo de seis temporadas.

Quando questionado pelo autor desta rubrica sobre os motivos que o levaram a tomar tal decisão, Tiago Dias foi perentório: "decidi mudar-me porque na altura me ofereceram umas condições completamente diferentes das que tinha no Sporting, e também como sou benfiquista... Sempre foi um sonho para mim jogar no Benfica".

É ainda cedo para se poder considerar a sua opção correta, mas a verdade é que o jogador adquiriu um enorme protagonismo no grupo de trabalho em que está inserido. Como tal, promete ser uma das figuras da Academia do Seixal nos meses que aí vêm.

À conversa com o responsável por este texto, Rafael Reis, jornalista de 'VAVEL' e 'A Bola', considera Dias "um dos maiores 'achados' do Benfica no início da época transata" e crê que ,"tendo em conta que esta temporada o levará a regressar a campeonatos nacionais, será uma excelente oportunidade para demonstrar o que realmente vale".

Já sobre um possível futuro no conjunto hoje orientado por Jorge Jesus, o apreciador de formação Rafael Reis não teve tantas certezas: "sendo complicado, ainda mais pela dificuldade que se reconhece a qualquer jovem para chegar a uma primeira equipa do Benfica, parece-me que pelo futebol que já apresenta chegará facilmente ao estatuto de jogador de Primeira Liga".

Fisicamente desenvolvido, Tiago Dias é um extremo canhoto tecnicamente muito forte e com uma grande capacidade de aceleração. Jogando geralmente com intensidade, evidencia um controlo de bola excelente e competência no roubo do esférico ao adversário. É seu movimento regular a ida até próximo da linha de fundo para cruzar para a área, mas costuma também, em situações de maior aperto, efetuar passes longos a virar o jogo. Pela negativa, há a salientar a utilização quase nula do seu pé direito."


Total de visualizações