domingo, 6 de julho de 2014

O ninho da Águia: Bernardo Silva

Publicado na AABE:


 "Aos 19 anos, o médio ofensivo da equipa B é visto por muitos como o maior talento alguma vez forjado na Academia do Seixal. Tal reconhecimento tem feito com que seja seguido com particular interesse por parte dos muitos benfiquistas espalhados pelo Mundo que sonham ver o campeão nacional repleto de "prata da casa".

Partindo para a décima terceira época consecutiva de águia ao peito, Bernardo Silva encarna o verdadeiro significado do conceito "formado no clube". Chegou ao Benfica contabilizando apenas sete primaveras e, até ao momento, não mais representou qualquer outra instituição que não a presidida por Luís Filipe Vieira.

Mas desengane-se quem pensa que tudo foi, desde o início, um mar de rosas. Na maioria dos escalões de formação, a dimensão física adquire uma importância que mais tarde acaba por se perder e o "94" encarnado sofreu com esse fator. Devido à sua estatura franzina e aparentemente frágil, esteve tapado por outros atletas, como Marcos Lopes (Manchester City) ou Diego Lopes (Rio Ave), não conseguindo impor-se, ao longo da maioria dos seus anos de evolução.

A saída do clube foi, por isso, uma possibilidade muitas vezes em cima da mesa. Contudo, os responsáveis pelo clube sabiam perfeitamente o diamante em bruto que tinham em mãos e impediram a sua dispensa, decisão que se veio a revelar tremendamente acertada. Outros não tiveram a mesma sorte. A Ricardo Horta, por exemplo, foi mostrada a porta da saída e este brilha agora na Liga ZON Sagres, ao serviço do Vitória de Setúbal.

Bernardo, por seu turno, agarrou com unhas e dentes a oportunidade que lhe foi concedida e aprendeu a utilizar as suas melhores armas, evitando assim as disputas corpo a corpo com adversários. O seu jogo melhorou a olhos vistos e acabou por se afirmar no "onze" dos juniores ao longo da temporada 2012/13, levando uma equipa com um enorme potencial à conquista do Campeonato Nacional.

A sua qualidade foi sendo cada vez mais comentada pelos adeptos e fama espalhou-se além fronteiras. No Verão de 2013, disputou o Campeonato da Europa de Sub-19 e terminou o torneio sendo reconhecido pela UEFA como um dos dez atletas mais promissores que nele participaram.

A ascensão na sua carreira prosseguiu e assumiu a titularidade na formação secundária do Benfica. Orientado por Hélder Cristóvão, tornou-se num jogador muito mais agressivo e adquiriu a "raça" necessária para atingir outros patamares. Como consequência do seu bom trabalho, estreou-se na equipa principal numa eliminatória da Taça de Portugal frente ao Cinfães.

Meses depois, e após somar alguns minutos na Taça da Liga, defrontou o FC Porto em pleno Estádio do Dragão, onde vários apontamentos de qualidade deixaram muitos benfiquistas com água na boca. Na pré-época que agora se inicia, deverá, em virtude das lacunas existentes ao nível do meio-campo, integrar o plantel principal e tentar convencer Jorge Jesus a promovê-lo de forma definitiva.

Bernardo Silva é, de facto, um jogador que deixa antever um futuro brilhante. Com o seu mágico pé esquerdo, consegue colocar a bola onde quer e leva o público ao delírio através de passes magistrais. Demonstrando grande visão de jogo e muita classe, diferencia-se dos demais pela sua inteligência e invulgar leitura de jogo. São ainda de salientar a sua capacidade de proteção do esférico e a facilidade com que aparece em zonas de finalização."

Total de visualizações