domingo, 22 de junho de 2014

O ninho da Águia: Renato Sanches

Publicado na AABE:


"Renato Sanches, médio centro de 16 anos a poucos meses de dar o salto para o escalão de juniores, assume-se como o atleta mais promissor da geração de 97 do futebol português, geração essa que, há não muito tempo, "cedeu" os seus melhores jogadores à equipa lusitana de sub-17 que disputou o Campeonato da Europa da categoria. Liderados pelo "10" das águias, os jovens portugueses atingiram as meias-finais, onde, com algum azar à mistura, foram eliminados pelo país que, poucos dias depois, viria a vencer o torneio: Inglaterra. De salientar o facto de, nesse encontro frente aos britânicos, terem atuado de início nove encarnados.

Renato Sanches defende as cores do campeão nacional desde 2008. Descoberto no Águias Musgueira, desde cedo evidenciou uma apetência inata para a modalidade. Logo na sua segunda temporada no Seixal, ajudou o clube a conquistar o Campeonato Nacional de Iniciados. A esse título juntaram-se, na época passada, os de campeão distrital e nacional de juvenis.

Apesar da tenra idade, poderia já estar na recém-formada equipa B... Isto se Luís Norton de Matos tivesse permanecido no Benfica. Em declarações ao jornal "Record", o experiente técnico revelou, aquando da sua saída, que ponderou seriamente promover o centrocampista, afirmando ainda que o mesmo será certamente incluído no plantel principal, dentro de alguns anos.

Sanches é aquilo que se pode considerar no futebol moderno como um "box to box". Física e tecnicamente muito evoluído, demonstra capacidade para percorrer todo o terreno de jogo, nunca baixando o nível. Ofensivamente, demonstra visão de jogo, qualidade de progressão com bola e capacidade na proteção da mesma. Já em termos defensivos, evidencia inteligência posicional, competência no desarme (ainda que, ocasionalmente, faça faltas desnecessárias) e nas disputas corpo a corpo. A seguir com muita atenção."

Total de visualizações