sábado, 30 de novembro de 2013

Fernando Neto (FC Paços de Ferreira)



De não utilizado por Costinha, a peça fundamental com Henrique Calisto. São estes os estados de Fernando Neto desde que chegou à Mata Real no início da época. Este é mais um daqueles exemplos do futebol que mostra que vale sempre a pena lutar.



Há duas semanas atrás Fernando Neto não era mais do que um jogador pouquíssimo utilizado no Paços, nem sequer inscrito nas competições europeias por Costinha. Mas a chegada de Calisto tudo mudou. O jovem foi titular em Tondela para a Taça, e com o Belenenses para o campeonato. Nestes jogos fez 1 assistência e marcou 1 golo, respetivamente. Tudo isto transformou-o no novo menino bonito dos castores.

Fernando Neto veio da equipa sub-20 do Fluminense (de onde também chegou Diego Gonçalves para o Olhanense).

Lateral esquerdo de origem, teve dois grandes problemas na sua chegada: a concorrência de Nuno Santos e Hélder Lopes, e o facto de ter uma vocação demasiado ofensiva para uma equipa da dimensão do Paços. O nosso campeonato exige elevadas capacidades de posicionamento e de marcação. Muito diferentes das do campeonato brasileiro, onde muitas das vezes os laterais fazem todo o corredor, apoiados atrás por 3 centrais. É aliás curioso que, mesmo chegando como lateral, tenha referido numa entrevista dois extremos como as suas principais referências. Como extremo esquerdo com Calisto, parece ser esta a melhor posição para mostrar as suas capacidades.

Neto destaca-se principalmente pela sua técnica e velocidade. Tem também uma boa capacidade para o cruzamento. Curiosa é a sua fantástica relação com o fora de jogo: consegue muitas vezes colocar-se em linha com o ultimo defesa adversário (mesmo que este não seja o seu opositor direto), sem cair em posição irregular. Algo raro para a idade, e que lhe permite tirar vantagem na hora do arranque.

Os próximos jogos poderão ou não confirmar Fernando Neto como uma das revelações do nosso campeonato.

Total de visualizações