sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Perfil Jovens Promessas: Salih Uçan (Fenerbahçe SK)


Salih Uçan, médio centro de 19 anos do FenerbahçeDeu os primeiros passos no futebol, ao serviço do modesto Marmaris Belediye. Com catorze anos, impressionou os olheiros do Bucaspor e foi contratado. Defendendo as cores do novo clube, adquiriu muita visibilidade e a consequência disso foi o início de um longo historial pelas seleções jovens da Turquia. Figuram já no seu currículo presenças pelos sub-15, sub-16, sub-17, sub-18, sub-19, sub-20 e, recentemente, sub-21. 



Com apenas dezasseis anos, estreou-se pela equipa principal do clube que, naquela altura, disputava a Segunda Liga Turca e, um ano depois, era já uma presença habitual no “onze” do clube turco. Naturalmente, começou a atrair as atenções de clubes de maiores dimensões, sendo de destacar o interesse do Manchester City. 



Acabou por rumar ao Fenerbahçe, no verão de 2012, por cerca de um milhão e meio de euros. Apesar de teoricamente ainda ser junior, fez vários jogos pela equipa principal, no decorrer da temporada passada, tendo mesmo enfrentado o Benfica nas meias finais da Liga Europa, numa eliminatória que os encarnados viriam a ganhar. 



Há pouco mais de um mês, foi figura de destaque na seleção anfitriã do Campeonato do Mundo de Sub-20, tendo feito algumas boas exibições, apesar da fraca campanha turca. Pouco tempo depois, foi também convocado para o Campeonato da Europa de Sub-19. Atualmente, é seguido por clubes como Manchester United ou PSG.


Salih Uçan é, provavelmente, a maior esperança do futebol turco. É um médio muito completo que demonstra grande qualidade de passe e de drible e visão de jogo. Tecnicamente evoluído, dá início a muitos contra-ataques das suas equipas, desmarca-se bem e é rápido. Em termos defensivos, é um jogador que pressiona muito e recupera várias bolas por jogo.

Total de visualizações