terça-feira, 14 de abril de 2015

Isaiah Brown, um diamante para Mourinho lapidar


Capitão do Chelsea na recente conquista da UEFA Youth League, Brown demonstrou estar, ao longo de toda a prova, num patamar claramente superior a todos os adversários. A cumprir a sua segunda temporada no clube, é já um dos jogadores com maiores chances de ascender à primeira equipa, sendo que, para tal, até a imprensa o tem ajudado, pressionando José Mourinho. Confirmada a vitória na Champions Sub-19, essa pressão aumentará até se tornar insuportável. 

Criado na cidade inglesa de Peterborough, a menos de uma hora de distância de Londres, Isaiah chegou com treze anos à academia de formação do West Browmich Albion, onde com facilidade se tornou num fenómeno; de tal forma que, ainda como juvenil de primeiro ano, foi lançado na Premier League, num encontro frente ao Wigan, o que o consagrou como segundo mais jovem de sempre na competição.

Estávamos na reta final da temporada 2012/13 e, como de costume, clubes como Arsenal ou Chelsea começaram a colocar os olhos na promessa que se ia destacando na região de West Midlands. No final dessa época, os blues entraram oficialmente na corrida e levaram Izzy, como é conhecido, para o centro de treinos de Cobham. As negociações, essas, não poderiam ter sido piores.

Altamente convencidos em apostar a nível sénior no atacante, os responsáveis pelo WBA não facilitaram nem um pouco, tendo a batalha entre os dois clubes terminado nos tribunais, onde se decidiu que o Chelsea teria de compensar o West Brom com mais de dois milhões de euros, segundo se diz. Apesar do elevado montante, ficaram à vista as fragilidades dos regulamentos no que concerne a transferências de menores.

No primeiro ano em Londres, ainda como sub-17, impôs-se no conjunto que disputou a UEFA Youth League, chamando a atenção pela forma como concilia capacidade física com talento. Com naturalidade, acabou por ser convocado para o Europeu Sub-17 de 2014, que foi ganho pela sua Inglaterra.

Meses depois, José Mourinho selecionou-o para os trabalhos de pré-época e certamente que não se arrependeu. Isaiah Brown esteve irrepreensível, chegando mesmo a fazer o gosto ao pé. O resto, como se costuma dizer, é história. Assumiu a braçadeira da equipa sub-19 e liderou-a rumo à conquista da Liga Jovem da UEFA. É igualmente importante salientar que, na pausa de dois dias entre a meia-final e a final, ambas disputadas na Suíça, o Special One fez questão de o ter no banco de suplentes, na deslocação ao terreno do QPR, em… Londres.

Tal facto enaltece de forma evidente a crença que o português tem no potencial de Brown, crença essa que já foi publicamente manifestada: há alguns meses atrás, o ex-treinador do Real Madrid afirmou que assume toda a culpa se dentro de alguns anos Isaiah não for jogador da seleção inglesa. Mais recentemente, em resposta às inúmeras críticas que se ouvem e leem em terras de Sua Majestade, Mourinho disse que serão aposta no plantel principal aqueles que “forem bons o suficiente e estiverem preparados”. Resta saber o que se entende em Stamford Bridge por “preparados”…

Extremamente inteligente e maduro a jogar, Izzy Brown é um avançado (pode atuar em qualquer posição do ataque, embora prefira a de ponta de lança) muito potente em termos físicos, fortíssimo na proteção da bola e com uma velocidade acima da média. Perigosíssimo em diagonais, sobretudo, da direita para o centro, apresenta uma drible veloz e competência técnica assinalável, para além da enorme mobilidade, da capacidade para jogar em equipa, a um/dois toques, e das notáveis frieza e habilidade na finalização.


Por último, mas não menos importante, é um jogador que cria com bastante facilidade oportunidades claras de golo e não se esconde das tarefas defensivas, aspeto tão valorizado no futebol atual. Em suma, um atacante completo a quem se torna difícil apontar aspetos negativos.




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Isaiah Jay Brown
Posição principal: extremo esquerdo
Posições secundárias: extremo direito e ponta de lança
Data de nascimento: 07/01/1997
Naturalidade: Peterborough (Inglaterra)
Altura: 1,82 m
Clube anterior: West Bromwich Albion FC

Total de visualizações