quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Perfil Jovens Promessas: Ivo Rodrigues (FC Porto)


Aos dezanove anos, Ivo Rodrigues é, logo a seguir ao prodígio Rúben Neves, o grande trunfo da formação do FC Porto. Atualmente orientado por Luís Castro, assume-se de forma nítida como um dos melhores jogadores da Segunda Liga, sendo provável que esteja nos planos de Julen Lopetegui para um futuro próximo.


Natural do norte do país, deu os primeiros passos no modesto SC Rio Tinto. Chamou a atenção dos olheiros do FC Porto e assinou pelo clube na transição para o escalão de iniciados. Após várias temporadas de qualidade, agarrou, ainda com idade de júnior, a titularidade na equipa B dos dragões. A partir daí, não mais parou de somar bons desempenhos, levando na presente temporada, já como sénior, onze golos. Como não poderia deixar de ser, é presença regular nos treinos do plantel principal e o seu nome até já constou de uma convocatória.

De há alguns anos a esta parte elemento-chave no FC Porto, Ivo conta com um rico historial de internacionalizações. Começou nos sub-16, atualmente é sub-20. O grande momento do seu percurso ocorreu no último Verão, quando ajudou a levar Portugal à final do Europeu Sub-19. A Alemanha acabou por vencer, mas o extremo deixou excelentes indicações, antevendo-se, por isso, que seja um dos nomes portugueses mais sonantes no próximo Mundial Sub-20.

Bastante móvel quando utilizado na frente de ataque, é na ala esquerda que Ivo Rodrigues encontra o seu habitat natural. Perigosíssimo nas diagonais em direção à baliza adversária, possui um arranque poderoso e consegue aliar a velocidade ao drible, demonstrando também confiança no um para um e enorme objetividade. Para além disso, revela competência na desmarcação, boa visão de jogo e capacidade técnica acima da média. Igualmente importante, é um extremo que não descura as tarefas defensivas, fator tão importante no futebol atual.



Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'ZeroZero')
Nome: Ivo Tiago dos Santos Rodrigues
Posição principal: extremo esquerdo
Posição secundária: ponta de lança
Data de nascimento: 30/03/1995
Naturalidade: Gondomar (Portugal)
Altura: 1,79 m

Total de visualizações