quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Ruben Loftus-Cheek (Chelsea FC)



Junho de 2003. Multimilionário russo Roman Abramovich compra o Chelsea Football Club e muda para sempre o panorama futebolístico europeu. Nas semanas seguintes, craques do futebol mundial pagos a peso de ouro começam a chegar a Londres, transformando o clube da capital num dos mais fortes conjuntos da competitiva Premier League. Menos de dois anos depois, sob o comando de José Mourinho, os 'blues' sagram-se campeões ingleses e provam a força que o dinheiro tem no futebol.


Os anos passaram, a torneira não fechou e o Chelsea continua a ter uma equipa de milhões, composta por jogadores vindos de toda a parte. Atletas da "cantera", esses, escasseiam. John Terry, o capitão, é neste momento o único elemento do plantel principal formado no clube, facto que poderá sugerir o não investimento na camadas jovens e a falta de talento nas mesmas. Desengane-se quem pensa desse forma.

Ruben Loftus-Cheek está aí para contrariar a tese, havendo neste momento quem o aponte como parte integrante do futuro da primeira equipa 'blue'. Nos quadros da entidade londrina desde os oito anos, o poderoso centrocampista tem vindo a vindo a saltar precocemente de escalão em escalão e promete não ficar por aqui...

Os dirigentes sabem há já algum tempo o diamante que têm em mãos e há pouco mais de um ano geraram polémica em terras de Sua Majestade ao assinar com o jovem um contrato globalmente avaliado em mais de 2,1 milhões de euros. Caso não o tivessem feito, Loftus-Cheek poderia já nem estar em Londres. É que os poderosos Barcelona, Manchester City e Manchester United estavam já à espreita e desejosos de acolher o talentoso atleta.

Internacional sub-19, o inglês encontra-se atualmente a evoluir na equipa sub-21 do Chelsea, participando também nos encontros a contar para a UEFA Youth League (Liga dos Campeões de juniores), onde na última época deu que falar pela qualidade das suas exibições. A curto prazo, espera-se que consiga somar os primeiros minutos às ordens de Mourinho.

Em alguns aspetos semelhante a Yaya Touré, Ruben Loftus Cheek é um 'box-to-box' extremamente possante e muito competente, tanto em momento defensivo, como ofensivo. Contando com uma capacidade técnica invulgar em jogadores da sua estatura, demonstra qualidade de passe, calma com a bola nos pés e destreza no início da construção. Para além disso, protege muito bem o esférico e faz do drible uma das suas armas. Quando "embala" em direção à área adversária, é extremamente complicado pará-lo. Defensivamente, exibe uma capacidade notável na recuperação da posse.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'The Chels')

Nome: Ruben Ira Loftus-Cheek



Posição: médio-centro




Data de nascimento: 23/01/1996




Naturalidade: Londres (Inglaterra)


Total de visualizações