Campeão europeu de sub-19, Holthaus é um dos laterais mais promissores da Alemanha. Neste momento, não é sequer titular na equipa principal do seu clube, que milita na 2.Bundesliga, mas não deverá tardar a entrar no "onze" e, posteriormente, a dar o salto para o principal escalão do futebol germânico.
Descoberto em 2010 no Hammer SpVg, mudou-se com quinze anos para os quadros do Bochum, onde recentemente concluiu a sua formação. Três temporadas após a sua chegada, tornou-se assíduo na equipa B da entidade alemã e ganhou a titularidade na seleção nacional de sub-19. Sem surpresas, conseguiu meses depois a estreia na Segunda Divisão, feito que lhe valeu um contrato profissional de longo termo.
Já no Verão, foi importante na campanha vitoriosa do seu país no Europeu de Sub-19, onde ajudou a bater Portugal no derradeiro encontro do torneio, por 1-0. Conquistado apenas semanas após o triunfo no Campeonato do Mundo, este título veio reafirmar o bom trabalho que vem sendo desenvolvido nas camadas jovens dos clubes alemães.
Fabian Holthaus destaca-se em termos defensivos pela segurança que transmite aos seus colegas durante o encontro. Raramente compromete a equipa e assume-se como um apoio importante no meio-campo adversário. Linha de passe constante, aparece com regularidade próximo da linha de fundo para cruzar para a grande área. Pela negativa, há que salientar a utilização quase nula do seu pé direito, o que por vezes o torna previsível.
Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Fabian Holthaus
Posição principal: defesa esquerdo
Posições secundárias: defesa central e médio esquerdo
Data de nascimento: 17/01/1995
Naturalidade: Hamm (Alemanha)
Altura: 1,78 m