sábado, 9 de agosto de 2014



O olheiro profissional Joachim Rodrigues teve a amabilidade de nos responder a uma questão sobre o futuro de Bernardo Silva, médio ofensivo que, recorde-se, foi emprestado ao Mónaco, de Leonardo Jardim, por uma temporada. 
Seguem-se a pergunta e a resposta à mesma:

Jovens Promessas - Na equipa monegasca, Bernardo Silva será colega de equipa de jogadores do nível de Radamel Falcao, Dimitar Berbatov ou João Moutinho. Em que medida poderá o jovem português beneficiar desta cedência por uma temporada? Considera que terá minutos de jogo, sob o comando de Leonardo Jardim?

Joachim Rodrigues - Numa primeira fase penso que o facto de estar rodeado por elementos portugueses na equipa técnica, assim como por jogadores da craveira e com a experiência de Ricardo Carvalho ou João Moutinho, será o mais importante. Já em segunda fase, Bernardo Silva deve gerir psicologicamente a exposição a uma nova realidade em que irá ter acesso a alguns luxos e desafios que em Portugal, ainda para mais sem rodagem competitiva em contexto de equipa principal, nunca teve. 
O tempo de jogo que irá ter no Mónaco dependerá sempre das ideias que Leonardo Jardim tem perspectivadas na abordagem a esta nova temporada. Ainda que no plantel monegasco existam jogadores de potencial relevante e distinto, neste momento, nenhum dos elementos que o compõem, tem características individuais e estilo de actuação idêntico ao de Bernardo Silva - penso que terá sido também essa uma das principais motivações para que Leonardo Jardim tenha visto nele uma possível alternativa a ser explorada com o decorrer da temporada. A forma como Bernardo Silva irá reagir aos estímulos que vão surgir dentro e fora de campo nesta sua nova aventura que se avizinha, ditará depois se esta opção terá sido benéfica ou não para uma prossecução saudável e sustentada da sua carreira. 

Total de visualizações