domingo, 27 de julho de 2014

O ninho da Águia: João Cancelo

Publicado na AABE:


"Acarinhado pela massa associativa do clube da Luz, o internacional jovem português é, aos 20 anos de idade, um dos atletas da equipa B em quem dirigentes e adeptos depositam maiores esperanças. Cada minuto em campo, cada desmarcação no último terço do terreno e cada toque na bola são seguidos com a maior expectativa por todos aqueles que desejam ver o onze-tipo do campeão nacional composto por "prata da casa".

Natural do Barreiro, João Cancelo deu nas vistas bem cedo, quando ajudou o clube da sua terra, o Barreirense, a vencer a 1ª Divisão da A.F. Setúbal no escalão de iniciados. Como consequência desse bom desempenho, surgiu uma proposta do Benfica, que foi prontamente aceite. A sua carreira prosseguiu na Academia do Seixal (não muito longe de sua casa), e inicou-se aí uma extensa lista de conquistas, por parte de uma geração extremamente promissora, composta ainda por jogadores como Bernardo Silva, Bruno Varela, João Teixeira ou Hélder Costa.

Logo na primeira época de águia ao peito, adicionou ao seu palmarés os campeonatos distrital e nacional de iniciados, títulos aos quais se seguiu, dois anos depois, a conquista do nacional de juvenis. Fechando com chave de ouro este processo de formação marcado pelo imenso êxito, viajou para o Caixa Futebol Campus a taça da competição que faltava, feito para o qual muito contribuiu o talentoso lateral direito.

A 18 de maio de 2013, no difícil terreno do Rio Ave, Cancelo, que até já era presença assídua em encontros da então Liga Orangina, apontou dois tentos à turma de Vila do Conde e, com um resultado de 1-2, os pupilos de João Tralhão puderam festejar o primeiro lugar no Campeonato Nacional de Juniores.

Sem surpresa, após participação no Mundial de Sub-20 e no Europeu de Sub-19, tornou-se titular indiscutível no Benfica B, onde evoluiu e amadureceu ao longo de quase doze meses. Como prémio, foi lançado por Jorge Jesus em partidas referentes a Liga ZON Sagres, Taça de Portugal e Taça da Liga, tendo-se sagrado campeão em todas essas provas.

O teste de fogo, esse, estava reservado para a pré-temporada que agora decorre. João Cancelo integrou os trabalhos do plantel principal e, com a ausência de Maxi Pereira, tem conseguido gradualmente conquistar o seu espaço. É visível que há ainda muitas arestas por limar, mas são igualmente observáveis a constantes indicações de Jesus, técnico sobejamente conhecido pelo fantástico trabalho individual que desenvolveu com jogadores, hoje, de classe mundial.

Desempenhando as funções de lateral direito, o possível sucessor de Maxi destaca-se sobretudo pelas suas muitas incursões no ataque. Extremamente habilidoso com a bola nos pés e sem medo do um para um, cria bastante perigo sempre que se aproxima do extremo direito, demonstrando ainda, nessas subidas, boa capacidade de desmarcação e qualidade nos cruzamentos. Em termos defensivos, deixa algo a desejar no capítulo do posicionamento (condicionado pelas suas investidas ofensivas, que tanto espaço deixam nas suas costas), ainda que apresente argumentos no desarme e nas disputas de bolas, para as quais contribui a sua "raça".

Uma última nota para as suas fragilidades a nível psicológico. Para além de evidenciar temperamento quente (que, há que dizê-lo, tem sido bastante "arrefecido" por Hélder Cristóvão), revela muita falta de confiança quando algumas ações (as iniciais, sobretudo) não correm da melhor maneira."


Total de visualizações