Benjamin Mendy, defesa esquerdo de 19 anos do Marselha. Descoberto pelo departamento de prospeção do Le Havre, chegou à academia de formação do clube francês – uma das mais prestigiadas do país – em 2007. Aí, adquiriu a visibilidade necessária para chegar às seleções jovens gaulesas e assumiu-se como um dos mais promissores laterais da nação.
Pouco antes de uma boa participação no Campeonato da Europa de Sub-19 de 2013, assinou pelo seu atual clube, tendo o Le Havre recebido mais de quatro milhões de euros com o negócio. Apesar de só esta temporada ter passado a sénior, abandonou a equipa que o formou com perto de 60 aparições.
Nos meses que se seguiram, impôs-se com autoridade na primeira equipa do Marselha, o que lhe permitiu somar 24 encontros só na Ligue 1, ao longo da época 2013/14.
Mendy é um potente lateral esquerdo que se destaca sobretudo pela capacidade física, mas também pelo perigo que cria nas inúmeras incorporações na manobra ofensiva, através da sua qualidade técnica e da sua capacidade de cruzamento e de remate. Em termos defensivos, evidencia apetência para as bolas divididas, quer pelo chão, quer pelo ar.
Pela negativa, de salientar as suas comuns falhas de concentração durante os noventa minutos.