terça-feira, 3 de setembro de 2013

Perfil Jovens Promessas: Ross Barkley (Everton FC)


Ross Barkley, médio centro de 19 anos do EvertonNatural de Liverpool, o jovem inglês começou a jogar futebol nas camadas jovens dos “toffees”, com onze anos de idade. Apenas cinco anos depois, estreou-se na Premier League. No entanto, teve uma lesão gravíssima, pouco depois, e esteve afastado dos relvados durante alguns meses, o que fez a sua evolução abrandar. Quando recuperou totalmente, voltou ao plantel principal do clube de Liverpool e aí permaneceu, durante a temporada 2011/12. 



Na época passada, esteve cedido ao Sheffield Wednesday e ao Leeds United. Nos dois clubes de divisões inferiores jogou com maior regularidade do que teria jogado, caso tivesse ficado no Everton e impressionou o selecionador inglês de sub-20, que o convocou para o Campeonato do Mundo da Turquia. Ao serviço da equipa onde também estava o sportinguista Eric Dier, Barkley demonstrou ser o jogador tecnicamente mais evoluído e talvez o mais promissor, a par do defesa central, apesar da fraca campanha inglesa. 



Novamente pelo Everton, o médio começou a presente temporada da melhor forma. Assumiu a titularidade nas primeiras jornadas, tendo mesmo marcado um golo frente ao Norwich, e foi chamado à seleção principal inglesa. 


O sucessor de David Moyes no clube, Roberto Martinez, é um apreciador assumido das qualidades de Ross Barkley. O espanhol comparou mesmo o atleta a Michael Ballack, no início da sua carreira, referindo-se à polivalência de ambos. É um jogador que, pelas suas características, tanto pode jogar no centro do terreno, como atrás do ponta de lança, ou até numa das alas. Tem qualidade de passe, visão de jogo e um grande pulmão. É muito rápido, tem uma qualidade técnica acima da média e bom controlo de bola. Está à vontade a usar os dois pés e remata forte de fora da área.

Total de visualizações